sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Notícias » Takeda recebe certificado pioneiro no país por ambiente de trabalho saudável
Takeda recebe certificado pioneiro no país por ambiente de trabalho saudável
Área comum com balanços. Divulgação

Takeda recebe certificado pioneiro no país por ambiente de trabalho saudável

Qualidade do local de trabalho é benefício importante para promover o bem-estar e saúde dos colaboradores e atrair candidatos no processo de seleção

São Paulo, junho de 2021 – A nova sede corporativa da Takeda é o primeiro e único escritório do Brasil a ser reconhecido no nível máximo do certificado Fitwel, sistema de avaliação internacional que busca otimizar edificações para melhorar resultados de saúde e de produtividade dos usuários por meio do design, aliado a estratégias de operação. A operação local da biofarmacêutica japonesa, além de pioneira no Brasil, de acordo com a certificadora, é uma das poucas no mundo a alcançar esse nível da certificação, concedido para práticas excepcionais de promoção à saúde dos colaboradores. Em relação ao espaço corporativo da Takeda, a certificação do Fitwel destaca que o projeto “incorpora uma série de evidências baseadas no apoio à saúde física, mental e social de seus ocupantes”, que incluem incentivo a caminhadas e prática de atividades físicas, salas de descanso, análise da qualidade do ar interno e da água, promoção a alimentação saudável, entre outros.

O impacto da qualidade do local de trabalho no bem-estar, além de ampliar o cuidado e contribuir com a redução do absenteísmo laboral, é um aspecto extremamente valorizado por alguns perfis de candidatos. De acordo com dados levantados pela Fitwel, 78% dos millenials veem a qualidade do local de trabalho como algo importante ao escolher um empregador. Ainda segundo resultados de pesquisas da certificadora, 69% consideram trocar outros benefícios por melhores locais de trabalho.

Pessoas no centro

“Como companhia que coloca o paciente no centro das decisões, estamos felizes com o reconhecimento que também direciona o foco das decisões dos projetos arquitetônicos e de design para as pessoas, com o objetivo de ampliar o cuidado com a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar dos nossos colaboradores que irão desfrutar desse espaço”, comenta Joni Jorge, diretor executivo de Finanças, que lidera a área responsável pela implementação do projeto do novo escritório da Takeda no Brasil.

Além de pequenas mudanças estruturais, o projeto de certificação contemplou a formalização de algumas políticas da companhia, como o programa #escolhiparardefumar, que oferece suporte aos colaboradores que decidem parar de fumar e reforça o compromisso da Takeda em reduzir os danos causados ​​pela fumaça do tabaco. Outra iniciativa é a política de nutrição para reuniões e eventos, que visa atender aos padrões saudáveis de nutrição de alimentos e bebidas e contribui para melhorar os hábitos alimentares dos colaboradores.

O reconhecimento é válido por 3 anos. Avalia sete categorias com impacto na saúde, elencadas pela Fitwel (ver quadro anexo), e algumas estratégias como localização que desencoraje o uso do transporte individual; acesso a espaços ao ar livre, a áreas de lazer, a restaurantes e a academias de ginástica, entre outros quesitos em que a Takeda se destacou.

“Alguns aspectos também fizeram com que a preocupação da Takeda com o bem-estar dos funcionários ficasse evidente, como é o caso da escadaria interna, que estimula o movimento no deslocamento entre as áreas da empresa, e a democratização das fachadas, que não foram destinadas a salas, para permitir o acesso à luz e à visão ampliada do horizonte por todos”, esclarece Antônio Mantovani, diretor da Pitá Arquitetura, um dos escritórios embaixadores da certificação Fitwel no Brasil. Segundo ele, a Takeda recebeu uma das maiores pontuações do mundo, entre os 30 projetos reconhecidos com três estrelas, o nível máximo do certificado.

O Fitwel

Foi desenvolvido pelo Center for Disease, Control and Prevention (CDC) e pelo General Services Administration (GSA), ambos dos Estados Unidos, com o objetivo de estimular a melhoria da saúde e do bem-estar das populações urbanas a partir do aprimoramento da qualidade de edificação e gestão dos ambientes de trabalho e residência. Criado em 2012, durante a administração do prefeito de Nova York Michael Bloomberg, o Fitwel é operado pelo Center for Active Design e está presente em 180 países, entre eles o Brasil. Em poucos anos, tornou-se a certificação mundial de referência para edifícios e ambientes saudáveis.

As 7 categorias de impacto na saúde Fitwel

Aumenta a atividade física

Promove a segurança dos ocupantes

Reduz a morbidade e o absenteísmo

Apoia a equidade social para populações vulneráveis

Estimula sentimentos de bem-estar

Impactos que cercam a saúde da comunidade

Aprimora o acesso a alimentos saudáveis

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores