sábado , 20 abril 2024
Capa » Notícias » Takasago completa 100 anos de tradição em aromas e fragrância

Takasago completa 100 anos de tradição em aromas e fragrância

Uma das líderes mundiais do segmento, empresa comemora centenário e segue em expansão no Brasil.

Março de 2020 – A multinacional japonesa Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países, incluindo o Brasil – completa 100 anos. Com o lema “contribuindo para a sociedade através da tecnologia”, a empresa atua no mercado mantendo a tradição e o “DNA” japonês. Atende a clientes das mais diversas áreas ao redor do mundo: alimentos, bebidas, perfumes, produtos de uso doméstico e cuidados pessoais. No Brasil desde 1963, segue em busca de expansão no mercado nacional. “A Takasago tem, tradicionalmente, foco em tecnologia, e investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento, sempre buscando inovações para os mercados de aromas e fragrâncias. Seguimos investindo também na melhoria dos equipamentos de laboratório e fábrica, com obras em execução nos laboratórios das duas divisões e na ampliação da fábrica de aromas”, conta o presidente da empresa no Brasil, Gilvan Azevedo.

A multinacional investe 8% do seu faturamento global em pesquisa e inovação. Em 2001, ganhou um Prêmio Nobel de Química pelo desenvolvimento da tecnologia de “Síntese Assimétrica”, que permitiu a preparação em escala industrial de compostos quirais, o que representou um grande avanço científico nessa área, com impactos positivos em aromas, fármacos, agroquímicos e fragrâncias. Ao redor do mundo, a Takasago possui 40 escritórios, 15 centros criativos e 14 fábricas, sendo a única companhia japonesa presente nos cinco continentes.

A jornada de sucesso da companhia começou quando Tadaka Kainosho, professor de química orgânica, deixou a Universidade Imperial de Kyoto e foi para Grasse, na França – “capital do mundo” da perfumaria –, em busca de conhecimento. Kainosho, nascido em 1880 e descendente de uma dinastia de Samurais, aprendeu sobre a extração natural de ingredientes e fabricação de fragrâncias. Quando retornou ao Japão em 1920, fundou a Takasago, que se tornou pioneira em química verde e uma das líderes mundiais na produção de perfumes.

Brasil

A Takasago chegou ao Brasil com o lançamento do “Laboratório de Óleos Essenciais da Amazônia TPC (Takasago Perfumery Company)” em Tomé-Açu, no Pará. A cidade surgiu como um importante assentamento para imigrantes japoneses antes da Segunda Guerra Mundial. No local, cultivavam citronela, patchouli, safrol, cânfora, linalol, cássia e outras. Em 1975, foi aberta uma plantação dedicada principalmente às culturas de cássia na cidade de Taperoá, na Bahia, área considerada adequada para o cultivo de plantas aromáticas. Uma fábrica de extração de óleo de cássia também foi construída no local, criando uma plantação de cerca de 1,3 mil hectares.

A partir de 1978, o desenvolvimento, a produção e as vendas de aromas e fragrâncias foram transferidos para o bairro de Santo Amaro, em São Paulo. Anos depois, a divisão de aromas se instalou em Diadema e a de fragrâncias em Cajamar. E, em 2011, as operações de ambas as divisões foram instaladas em Vinhedo, cerca de 75 quilômetros da cidade de São Paulo, onde se situa até hoje.

Segundo Azevedo, pelo fato de a Takasago ser japonesa, diversos valores e crenças dessa cultura estão presentes na organização, o que gera uma postura muito particular. “Muitos clientes sentem que é diferente fazer negócios conosco, pois sempre procuramos honrar a tradição daquilo que é característico e positivo na nossa indústria, ao mesmo tempo em que estamos abertos a inovações e mudanças. Essa combinação de tradição e inovação está presente em nossos três pilares de valores, os ‘3T’: ‘trust’ [confiança], ‘teamwork’ [trabalho em equipe] e ‘technology’ [tecnologia],” comenta.

Sobre a Takasago

Fundada no Japão há quase 100 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países. Destaca-se pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, um avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados corporais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como com o meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores