quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Feiras » Substituição de Fluidos Refrigerantes serão discutidos no CIAR CONBRAVA 2017

Substituição de Fluidos Refrigerantes serão discutidos no CIAR CONBRAVA 2017

Renomados especialistas ligados aos setores representados participarão da mesa-redonda sobre Fluídos Refrigerantes. Para a ocasião está prevista a apresentação de alternativas e projetos em curso sobre a substituição de fluidos refrigerantes com base no Protocolo de Montreal e Acordo de Kigali.

Entre os dias 12 e 15 de setembro acontece o CIAR-CONBRAVA 2017, evento que une o XIV CIAR –  Congresso Ibero-Americano de Climatização e Refrigeração e o XV CONBRAVA -Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar, juntos e focados no tema “Pesquisar, Inovar, climatizar e Refrigerar” com o propósito de reforçar a importância do HVAC-R na qualidade de vida. Com o objetivo de troca de experiência e atualização técnica, neste fórum estarão reunidas comunidades técnicas e acadêmicas. O Congresso é direcionado à indústria, comércio, serviços, e, setores clientes como Shopping Centers, Bancos, Hotéis, Hospitais, Laboratórios, Supermercados, indústrias e outros. Na programação além das mesas-redondas, palestras nacionais e internacionais, cursos e exposição de painéis.

Para o presidente do CIAR-CONBRAVA 2017 e da FAIAR, Wadi Tadeu Neaime, “ A interação gerada nestes eventos é fundamental para validação e assimilação do pensamento técnico mundial.

A realização das mesas-redondas faz parte da programação do CIAR CONBRAVA 2017, e tem por objetivo levar para cada uma das ocasiões especialistas renomados, convidados a levarem para mesa informações e suas opiniões sobre as temáticas em questão.

Fluido Refrigerante

A mesa-redonda de fluido refrigerante será comandada pelo Prof. Dr. Roberto de Aguiar Peixoto, Instituto Mauá de Tecnologia, que terá como convidados: Magna Luduvice – Ministério do Meio Ambiente; Paulo Neulaender – vice-presidente de Meio Ambiente da ABRAVA, Arthur Ngai – Chemours; Gustavo Pottker – Honeyweel ;  Ênio Bandarra –  Universidade Federal de Uberlândia; e, Paulo Napoli – Arkema.

Para a ocasião está prevista a apresentação das alternativas e dos projetos em curso sobre a substituição de fluidos refrigerantes. Será uma oportunidade de discussões sobre a eliminação dos HCFCs e do “phase-down” de HFCs recentemente aprovado por parte do Protocolo de Montreal “Kigali Amendment”, A mesa-redonda contará com a participação de 5 debatedores e um facilitador. Cada participante fará uma apresentação sob aspectos técnicos; legais; políticas e medidas regulatórias deverão ser abordados nessas apresentações.  O contexto atual é caracterizado pela progressão da eliminação de hidro clorofluorcarbonos (HCFCs) e do “phase-down” de HFCs sob o Protocolo de Montreal.

Espera-se que haja uma aplicação consideravelmente maior em todo o mundo, e em particular nos países em desenvolvimento de ‘fluidos refrigerantes alternativos ” hidrocarbonetos, amônia, o dióxido de carbono, hidrofluorocarbonetos insaturados (HFOs) – ou misturas HFCs e HFOs. Muitos destes fluidos refrigerantes alternativos têm características específicas em termos de toxicidade, inflamabilidade e alta pressão, que são diferentes daquelas apresentadas anteriormente pelos CFCs e HCFCs e HFCs. Essas questões junto com aspectos econômicos, treinamento, transferência de tecnologia, deverão estar presentes intensamente no setor de refrigeração e ar condicionado no presente e no futuro próximo

A programação completa pode ser vista no www.conbrava.com.br.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores