sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Notícias » Startup lança função de rastreio de funcionários para evitar contaminações

Startup lança função de rastreio de funcionários para evitar contaminações

Novidá monitora rotas e proximidade de colaboradores para impedir disseminação do Covid-19.

A Novidá – startup membro do hub Cubo Itaú, focada em geolocalização de alta precisão – lançou um módulo em sua plataforma para rastrear a movimentação dos funcionários de seus clientes e evitar a disseminação do coronavírus.

Usando um conceito chamado contact tracing (ou rastreamento de contatos), o objetivo é que, caso uma empresa confirme a contaminação por covid-19 em um de seus funcionários, ela consiga saber quais foram as áreas percorridas por esse colaborador e com quem ele entrou em contato nos últimos dias, permitindo tomar decisões que evitem maior disseminação.

Além disso, a plataforma também alerta em tempo real a formação de aglomerações e violações dos limites de distanciamento social recomendados, possibilitando que os colaboradores mantenham distância segura entre si e que o gestor possa agir nestes casos. Por fim, a solução ainda pode ser usada para fazer a gestão dos times de limpeza e garantir a execução e qualidade na higienização dos espaços internos.

“Ao que tudo indica, essa pandemia ainda continuará nos abalando pelo menos a curto e médio prazo. Mas as empresas precisam retomar suas atividades. Assim, mais do que nunca o foco agora precisa ser a garantia da segurança e saúde dos colaboradores. Foi por isso que implementamos esse módulo adicional dentro de nossa plataforma”, explica Fábio Rodrigues, diretor executivo da Novidá.

O grande trunfo da Novidá para implementar sua solução é a união entre Internet das Coisas e Inteligência Artificial. A startup utiliza sensores fixos distribuídos pelo ambiente e dispositivos móveis de baixíssimo custo (smartphones ou crachás especiais, por exemplos) com os colaboradores. Esses sensores se comunicam e, por meio dos algoritmos desenvolvidos pela Novidá, conseguem entender o comportamento e localização das pessoas.

Assim, em uma plataforma web, o gestor consegue visualizar as rotas percorridas por cada funcionário, acompanha os tempos de execução de cada tarefa, localiza um colaborador em tempo real, acessa o mapa de calor de sua planta e tem informações assertivas sobre o que acontece em seu negócio.

“Nossa solução sempre teve o foco em otimizar a gestão de equipes operacionais para aumentar a produtividade de nossos clientes. Nesse momento, a missão continua a mesma, mas acrescentamos a esse ‘pacote’ a saúde e segurança dos colaboradores. Até porque, no fim do dia, a saúde dos funcionários está diretamente ligada à produtividade da organização”, afirma Fábio.

Em 2019, a Novidá multiplicou sua receita em 350%, oferecendo sua solução para organizações como PSA Groupe, GOL, Cubo Itaú, Andrade Gutierrez, entre outras. A empresa também foi eleita a startup mais atrativa do país com uso de Internet das Coisas, de acordo com o ranking do 100 Open Startups. Na última semana, a Plug and Play (uma das maiores aceleradoras do Vale do Silício) destacou a Novidá como uma das principais soluções globais entre as startups para a retomada das operações nas empresas.

“A retomada das operações exige cautela e estratégia. Porém, é possível aliar segurança com produtividade. Esse é o momento de garantir a saúde dos colaboradores e otimizar ao máximo a gestão operacional. Acredito que a Novidá tem muito a oferecer nesse sentido”, conclui Fábio.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores