quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » Startup cria modelo inovador digital de engajamento de médicos para as marcas de laboratórios farmacêuticos

Startup cria modelo inovador digital de engajamento de médicos para as marcas de laboratórios farmacêuticos

Conveniência, restrições da Covid-19 e perfil mais conectado de prescritores, levam companhias farmacêuticas a apostarem em novo modelo de abordagem nos consultórios.

Impulsionada pela mudança de comportamento dos médicos, que têm cada vez menos tempo e disposição para receber visitas presenciais em seus consultórios, a startup RX PRO, empresa – criada para oferecer soluções de propaganda médica baseada em plataformas digitais, viu seu negócio acelerar na pandemia. O número de projetos contratados pelos laboratórios farmacêuticos para levar a mensagem de suas marcas aos prescritores cresceu 140 % em 2020.

Criada no final de 2017 pelo executivo Martin Nelzow, que ocupou a presidência de farmacêuticas como Boehringer e Galderma no país, a companhia desenvolveu um novo  modelo para conectar médicos e laboratórios. A startup envia amostras e informações sobre os produtos em caixas lacradas e rastreáveis e a partir dali faz o engajamento e complementação de informações via APP, usando QR Code para dar acesso a vídeos, webinares e outros conteúdos.

Em 2019, em seu segundo ano de operações, a RX PRO enviou 810 mil amostras em projetos contratados pelas farmacêuticas. Com a eclosão da pandemia da Covid-19, o número dobrou e em 2020 foram distribuídas 1,6 milhão de itens. A expansão também foi geográfica. Em 2019,  a startup atuava em 20 capitais do país, sempre selecionando médicos cuidadosamente por perfil e características específicas. Em 2020 a distribuição alcançou 1.548 cidades e chegou aos consultórios de 37,7 mil especialistas, número 178% maior que o registrado no ano anterior. As campanhas envolveram tanto produtos maduros como lançamentos da indústria farmacêutica.

“Nós encontramos um ambiente fértil para a mudança digital neste ano de pandemia”, diz Nelzow. Estudo feito em dezembro pela RX PRO com 427 médicos de todo o país, mostrou que as visitas presenciais despencaram em 2020.

De acordo com o levantamento, para 63% dos médicos entrevistados, o número de visitas recebidas caiu pela metade (50%) frente ao ano anterior e só 4% dos médicos ouvidos apontaram que este tipo de abordagem se manteve no mesmo nível do ano anterior. Para 90% dos respondentes, as visitas dos representantes duraram menos de 10 minutos.

“Se consideramos que existem, de acordo com o Close Up (auditoria de mercado farma), 17.000 representantes, que visitam com frequência 200.000 médicos e realizam 30 milhões de visitas/ ano, os laboratórios têm pela frente um um enorme desafio, ainda mais neste momento em que o prescritor  tem menos tempo e disponibilidade para atender representantes” avalia Nelzow.

O levantamento da RX PRO  identificou boa abertura dos médicos para abordagens virtuais. 75% dos respondentes da pesquisa disseram que os laboratórios deveriam aumentar o trabalho de marketing digital com os médicos, em maior ou menor grau.

“As plataformas digitais multicanal conseguem se adaptar à nova rotina do médico que quer decidir quando, como e onde ele  será abordado, e ainda lidar com um paciente cada vez mais digital” avalia Nelzow.

Para o executivo, a migração para o digital terá crescimento forte nos próximos anos. “Com a nova abordagem, o laboratório interfere menos na rotina do médico, entrega informação de forma mais amigável e conveniente,  e consegue, no final do processo, estabelecer uma conexão digital com o prescritor, o que permite construir uma base rica de informações estratégicas para aprimorar o relacionamento”.

Com mais de 15 clientes, entre grandes e médios laboratórios farmacêuticos locais e multinacionais, a  startup quer dobrar o volume de operações e tem recebido demanda dos laboratórios para apoiá-las em projetos no México, Argentina e Europa.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores