terça-feira , 23 abril 2024
Capa » Farmácias e Medicamentos » Software agiliza processo e traz mais transparência para ‘Farmácia Popular’

Software agiliza processo e traz mais transparência para ‘Farmácia Popular’

‘Sua Receita Digital’ diminui filas e assegura transparência ao processo nos estabelecimentos.

O programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde, garante medicamentos essenciais de forma gratuita ou a preços reduzidos e atende cerca de 20% da população do país, com uma rede credenciada de 31 mil drogarias em 4.342 municípios do país.

Mas para garantir a lisura do processo, o cidadão deve apresentar o documento de identidade, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, emitida por profissional da rede pública ou por médico que atende em hospitais ou clínicas privadas. Os arquivos ficam disponíveis para auditoria do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

E para facilitar o atendimento nos estabelecimentos ligados ao programa Farmácia Popular, a Pacto Mais, empresa de soluções tecnológicas e de comunicação, desenvolveu o ‘Sua Receita Digital’, software que automatiza três funcionalidades para gerar as vendas no Farmácia Popular: digitaliza os documentos, verifica a assinatura com o documento original e preenche o questionário do órgão de controle.

O software foi desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e ficou pronto em apenas nove meses, com investimento total de R$ 437 mil.

A ferramenta traz agilidade no atendimento, garante segurança na conferência de documentos e facilita a comprovação da autenticidade da documentação, fundamental para assegurar que não haja fraudes no processo. Além disso, os arquivos ficam disponíveis para auditoria do Ministério da Saúde.

Mais de 5 mil estabelecimentos no Brasil já utilizam o Sua Receita Digital. “O Sua Receita Digital traz para as farmácias mais qualidade e rapidez no atendimento ao cliente, com segurança na conferência de documentos e total integração com o sistema do Ministério da Saúde”, explica José Castro, diretor da Pacto Mais.

Funcionamento da Tecnologia

Todos os documentos são digitalizados de uma só vez. O sistema recorta a imagem automaticamente e identifica qual imagem recortada corresponde à receita médica, ao cupom, ao CPF e ao documento com foto, que pode ser qualquer um válido em território nacional, criando um arquivo de imagem para cada documento.

A partir daí, o sistema extrai as informações necessárias escritas nos documentos, convertendo a imagem em texto. Assim, o balconista não precisa digitar todas as informações contidas nos documentos, apenas validá-los. Por fim, há a verificação automática de assinaturas entre a do cupom fiscal e a existente no documento pessoal.

Além do controle das informações, o Sua Receita Digital diminui drasticamente o tempo de atendimento no balcão, aumentando a produtividade das farmácias e trazendo praticidade e conforto para os beneficiários do programa, geralmente idosos e pessoas de baixa renda.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores