quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » Sírio-Libanês abre inscrições para Residência 2022

Sírio-Libanês abre inscrições para Residência 2022

Inscrições vão até 12 de novembro, edital já está disponível. Vinculado ao PROADI-SUS, os programas permitem aos profissionais, uma especialização com um alto padrão de qualidade

São Paulo, novembro de 2021 – Estão abertas as inscrições para os Programas de Residência Médica e em Área Profissional de Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional) do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa. É possível se candidatar até às 14h do dia 12 de novembro de 2021. Esta será a 27º turma de residência do Hospital Sírio-Libanês, destinado aos profissionais de saúde que querem ter uma formação considerada padrão ouro para especialização em um dos mais renomados centros de saúde da América Latina. Além de oferecer contato com renomados especialistas em diversas áreas, os residentes do Hospital Sírio-Libanês contam também com equipamentos e tecnologia de última geração, para que possam aprender a prática médica com o que há de mais moderno na medicina hoje.

Os programas de residência reconhecidos pela CNRM e CNRMS incluem áreas diversas e variam de 1 a 4 anos de duração, com vagas limitadas. A residência contempla programas na Área Médica, tais como Cardiologia, Anestesia, Medicina Intensiva e Pediatria, entre outros. Para os programas de Residência Multiprofissional, nos quais o residente aprende numa equipe de profissionais de áreas distintas – unida por um propósito único, temos programas que abarcam os principais agravos à saúde do país bem como todas as fases de vida do indivíduo, tais como o Programa de Cuidado ao Paciente Oncológico, Cuidado ao Paciente Crítico, Cuidado à Saúde da Criança e Adolescente e também o programa de Gestão dos Serviços de Saúde e Redes de Atenção à Saúde. A formação em programas uniprofissionais está disponível em seis diferentes especialidades, tais como Enfermagem Clínico-Cirúrgica, Enfermagem em Cardiologia, Enfermagem em Urgência e Emergência e Biomedicina em Diagnóstico por imagem, entre outros.

Os programas possibilitam a imersão do profissional na especialidade escolhida, visando o desenvolvimento de habilidades e competências vividas em situações reais, que contribuem para seu aprimoramento. A carga horária prática na modalidade Residência do Hospital Sírio-Libanês possibilita a profissionais recém-formados ou àqueles que buscam por mudanças de carreira, uma experiência única com uma amplitude que contempla diversos cenários de prática tanto no hospital quanto em instituições parceiras de origem pública ou privada.

Os programas são vinculados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, permitindo além do treinamento em serviço – característico da modalidade Residência – um ambiente de colaboração e aprendizado com ações voltadas para o SUS e à realidade brasileira. “Isso promove uma melhor capacitação dos médicos e profissionais da saúde para o futuro da sua atuação clínica no Brasil. Além disso, a residência, assim como as demais modalidades oferecidas, se vale de metodologias que tornam o aluno o protagonista do seu desenvolvimento”, conta Luiz Fernando Reis, Diretor de Ensino e Pesquisa do Sírio-Libanês.

O processo seletivo conta com uma prova teórica ministrada presencialmente em oito capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e Brasília, o que favorece a vinda de residentes de todo o país e uma profunda troca de experiências. A prova de residência é coordenada e aplicada pela Fundação Carlos Chagas. O processo de seleção inclui também entrevistas com os coordenadores dos programas. São 23 programas de residência para os mais diversos perfis de profissionais. Confira o edital no site do Hospital Sírio-Libanês.

Atualmente, instituições de ensino na área da saúde formam 10,4 novos médicos para cada 100 mil habitantes, volume superior ao de profissionais formados em países como Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul, segundo o trabalho Demografia Médica no Brasil 2020. No entanto, um levantamento do Conselho Federal de Medicina indica que cerca de 26,6% de todas as faculdades de medicina não atendem aos principais parâmetros estabelecidos para assegurar a qualidade da formação desses profissionais, como dispor de estrutura pedagógica de qualidade, cenário de práticas com leitos públicos e ser um hospital escola com mais de cem leitos. “A qualidade da formação médica reflete diretamente na assistência ao paciente. No Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, as metodologias utilizadas pelos programas de residência incluem a vivência em serviços de saúde, orientações teóricas e práticas, supervisão e tutoria, com a participação do corpo clínico do hospital”, completa Reis. Portanto, a residência, por ser treinamento em serviço, auxilia a melhorar a formação e corrigir lacunas da formação básica.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores