quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » Sindusfarma e ABDI lançam E-learning em Pesquisa Clínica

Sindusfarma e ABDI lançam E-learning em Pesquisa Clínica

O Sindusfarma e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram na manhã de quinta-feira (21), em Brasília, uma plataforma de ensino à distância (E-learning) de desenvolvimento profissional em pesquisa clínica. O evento se realizou no auditório do Ministério do Esporte.

O objetivo da plataforma digital de ensino à distância é capacitar Centros de Pesquisa Clínica de todo o país para o cumprimento das Boas Práticas Clínicas e normas relacionadas.

“A ABDI tem interesse nessa plataforma, por considerar que a indústria farmacêutica é uma indústria pujante em nosso país e a pesquisa clínica suporta o desenvolvimento dessa indústria”, disse Miguel Nery, presidente substituto da instituição.

O E-learning em Pesquisa Clínica conta com o apoio do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação.

“Essa iniciativa está alinhada com o plano de ação [do Ministério da Saúde]”, afirmou Patricia Boaventura, coordenadora de Pesquisa Clínica do Ministério da Saúde. ”É muito bom ver as instituições se unindo para que a gente possa melhorar a capacidade do Brasil em desenvolver e atrair estudos”.

Difusão

A coordenadora de Pesquisa Clínica da Anvisa, Flávia Sobral, destacou o alcance da ação. “O país tem grande potencial para pesquisa clínica, grande número de pacientes, uma população miscigenada e bons profissionais de saúde, mas temos que cada vez mais profissionalizar”, disse. “As pesquisas atualmente estão concentradas no Sul e Sudeste e essa é uma maneira de capilarizar o conhecimento”.

“Em nome do Conselho Nacional de Saúde, quero parabenizar o Sindusfarma por essa iniciativa, que vem facilitar e, quem sabe, potencializar as pesquisas clínicas em nosso país”, disse André Luiz de Oliveira, integrante da Mesa Diretora do CNS.

O presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini disse que o país precisa aprender a fazer pesquisa clínica mais e melhor. “Precisamos ser mais ágeis na aprovação de pesquisas; [com o E-learning] vamos transmitir aos Centros que fazem pesquisa no Brasil a forma de fazer isso com mais facilidade e profundidade”.

Palestra

O convidado especial foi Gonzalo Vecina, que fez uma apresentação sobre o tema “Pesquisa Clínica no Brasil”. Primeiro presidente da Anvisa, Vecina é professor assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP e ex-superintendente do Hospital Sírio-Libanês.

“Essa é uma das grandes fragilidades do Brasil no desenvolvimento científico e tecnológico; por isso, a importância do lançamento dessa plataforma pelo Sindusfarma, que está de parabéns pela iniciativa, para formarmos mais técnicos e mais pessoas que sabem fazer pesquisa clínica no Brasil”, disse Vecina.

Compuseram a mesa de abertura da cerimônia: Pedro Binsfeld (Conep), Flávia Sobral (Anvisa), Miguel Nery (ABDI), Nelson Mussolini (Sindusfarma), Camille Sacchetti (Ministério da Saúde), Caroline Valero (Ebserh) e André Luiz de Oliveira (Conselho Nacional de Saúde).

Fonte: Sindusfarma

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores