domingo , 24 outubro 2021
Capa » Notícias » Seis estados brasileiros têm estimativa de maior índice de câncer de pele

Seis estados brasileiros têm estimativa de maior índice de câncer de pele

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Goiás e Bahia, segundo dados do INCA, devem ter maior número de novos casos de doença do tipo não melanoma no país

Dezembro é o mês dedicado à prevenção do câncer de pele, mais conhecido como “Dezembro Laranja”. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil terá 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020-2022, sendo o câncer de pele não melanoma o mais incidente, com 177 mil novos casos, e 8,5 mil casos de câncer de pele melanoma¹.

Mais frequente no Brasil, de acordo com o INCA, o câncer de pele não melanoma corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país². Estimativa do INCA para 2020 aponta que São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Goiás e Bahia são os estados com previsão de maior índice da doença no país. Tipo mais grave por conta de sua alta possibilidade de provocar metástase³, o câncer de pele melanoma deve ter maior incidência em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná. Ambos têm cura se forem diagnosticados precocemente4.

A prevenção continua sendo uma grande aliada no combate à doença. Conforme orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o protetor solar é produto indispensável em qualquer estação do ano e deve ser aplicado todos os dias, mesmo quando estiver nublado5.  Mas estatísticas da 21ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele mostraram que 63,05% das pessoas se expõem ao sol sem qualquer proteção6.

De acordo com Dra. Paula Ferreira, dermatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a fotoproteção é o método mais efetivo para prevenção do câncer de pele, do melasma e fotoenvelhecimento, causados pela exposição excessiva a raios ultravioletas (UV)7. “O filtro solar promove a criação de um filme protetor na pele, que reflete, dispersa e absorve os raios UV e, assim, atenua a penetração da radiação na pele. O uso de medidas fotoprotetoras, como o filtro solar, é uma necessidade diária para toda população, não importa etnia, idade e região geográfica, pois apresenta alto potencial de proteção contra a queimadura solar, evita o envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele”8, explica a especialista.

A médica reforça que pelo Brasil estar em uma região geográfica com índices de radiação UV elevados durante maior parte do ano, a fotoproteção é importante não só no verão. “A fotoproteção não deve ser sazonal e relacionada a dias recreacionais em praias e parques, mas também deve ser feita durante o dia a dia nas cidades. Existem produtos específicos para a fotoproteção urbana, que não possuem cheiro de praia e apresentam rápida absorção do produto, características que promovem maior adesão ao uso diário”.

Além do filtro solar, confira outras dicas de proteção4:

  • Usar roupas que cubram bem o corpo, chapéus com abas largas e óculos de sol com lentes UV;
  • Abrigar-se em locais com sombras e árvores;
  • Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h.

Referências

  1. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Estimativa 2020: Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2019.
  2. Instituto Nacional de Câncer. Câncer de pele não melanoma [internet]. [acesso em 25 nov. 2020]. 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma
  3. Instituto Nacional de Câncer. Câncer de pele melanoma [internet]. [acesso em 25 nov. 2020]. 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-melanoma

4 . Sociedade Brasileira de Dermatologia. Câncer da pele: aprenda a se prevenir contra o tumor mais comum no Brasil [internet]. [acesso em 25 nov. 2020].  Disponível em: http://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/noticias/cancer-da-pele-aprenda-a-se-prevenir-contra-o-tumor-mais-comum-no-brasil/

5 . Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo. Qual a quantidade ideal de protetor solar? [internet]. [acesso em 25 nov. 2020].  Disponível em: https://www.sbd-sp.org.br/geral/qual-a-quantidade-ideal-de-protetor-solar/#:~:text=O%20filtro%20solar%20deve%20ser,ou%20ap%C3%B3s%20sair%20da%20%C3%A1gua

  1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Campanha do Câncer de Pele da SBD registra mais de 4 mil casos da doença no Brasil [internet]. [acesso em 25 nov. 2020].  Disponível em: http://www.sbd.org.br//dezembroLaranja/noticias/campanha-de-cancer-de-pele-da-sbd-registra-mais-de-4-mil-casos-da-doenca-no-brasil/
  2. Li H, Colantonio S, Dawson A, Lin X, Beecker J. Sunscreen Application, Safety, and Sun Protection: The Evidence. J Cutan Med Surg. 2019 Jul/Aug;23(4):357-369.
  3. Shaath NA. Ultraviolet filters. Photochem Photobiol Sci. 2010 Apr;9(4):464-9.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores