terça-feira , 23 abril 2024
Capa » Notícias » SBPC/ML alerta sobre riscos em exames laboratoriais remotos

SBPC/ML alerta sobre riscos em exames laboratoriais remotos

Sociedade reforça que os exames realizados em farmácias e drogarias devem ser gerenciados por laboratórios.

Rio de Janeiro, maio de 2019 – Recentemente Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou e distribuiu à Vigilâncias Sanitárias de todo país, ofício sobre o uso do equipamento Hilab em farmácias e drogarias. O referido equipamento tem sido utilizado em farmácias para realização de testes laboratoriais remotos. O documento cita que o dispositivo é classificado como um produto para diagnóstico in vitro, de classe risco II, para uso exclusivamente profissional. Sendo assim, sua regularização é regida pela RDC n. 44/2009, a qual permite que em farmácias e drogarias seja feita apenas a aferição do parâmetro bioquímico de glicemia capilar.

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial acompanha o caso com extrema vigilância e está de acordo com o posicionamento da Agência. A SBPC/ML lembra que a RDC 302, que está vigente, define que os testes laboratoriais remotos são os exames realizados por meio de equipamento situado fisicamente fora da área de um laboratório clínico (chamados também de Point- Of-Care testing – POCT), devem ser gerenciados por laboratório de análises clínicas. A SBPC/ML destaca que a maior parte dos erros nesse tipo de exame ocorrem na fase analítica, daí a necessidade de serem realizados por pessoal treinado, com comprovação de validação metodológica e do uso de controles de qualidade.

A entidade reconhece que os testes laboratoriais remotos são uma forma de ampliar o atendimento à população que traz benefícios quando aplicados de forma adequada. No entanto, reforça que se faz necessária a fiscalização para que a segurança do paciente não seja colocada em risco pela emissão de resultados equivocados que possam impactar no diagnóstico, monitoramento de doenças e indicação de tratamento adequados ao paciente.

A SBPC/ML está à disposição das autoridades do setor envolvidas com a questão para contribuir com soluções que beneficiem o sistema de assistência à saúde e principalmente o paciente.

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.

A SBPC/ML disponibiliza o PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos que avalia um laboratório através de auditorias e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores