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Sanofi investe em gamificação para treinamentos corporativos

Em parceria com a Kludo, empresa inova nos processos de desenvolvimento dos times e reforça engajamento da força de vendas.

São Paulo, setembro  de 2019– A criação de um ambiente virtual, com cenários 3D e abordagens diversificadas para os diferentes públicos é a aposta da Sanofi para treinar e atualizar sua força de vendas. Desde janeiro de 2019, a maior multinacional farmacêutica do mercado brasileiro inseriu a gamificação nos processos de desenvolvimento dos representantes de vendas, com resultados positivos e 100% de engajamento dos times.

A plataforma denominada “Training Lab” é uma iniciativa da área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da Força de Vendas da Sanofi, e foi customizada pela Kludo, startup que está se tornando referência neste segmento de mercado. No projeto, os colaboradores acessam a plataforma online (iOS e Android), personalizam seu avatar e realizam os treinamentos nos ambientes que simulam farmácias e consultórios médicos. Eles encontram virtualmente desafios que aparecem com frequência no dia a dia e desenvolvem habilidades como técnicas de abordagem conforme os públicos (time, produto e cliente), estratégia de produto, lançamentos, trade shopper, merchandising, entre outros. A metodologia de aprendizagem adotada é a andragogia, específica para adultos.

“Com a adoção desta nova ferramenta, garantimos um treinamento mais dinâmico e assertivo para os nossos times, que tem atuação em todo o Brasil”, explica o diretor de Excelência Comercial da Sanofi, Ricardo Malaquias. Ele conta que a plataforma é acessada por 80% dos representantes de venda, que visualizam 100% dos conteúdos disponibilizados. A taxa de acerto nos testes, outro indicador de sucesso da plataforma, é de 90%. Além disso, o game permite aos gestores acompanhar o desempenho de cada colaborador e identificar o potencial de cada um de maneira mais proveitosa.

Para Daniel Sgambatti, CEO da Kludo, a gamificação tem se tornado um meio muito viável para substituir ferramentas de comunicação com os colaboradores, ou seja, é possível ir além dos treinamentos. “Competir pela atenção do colaborador contra Instagram, Whatsapp e outras redes sociais fica cada dia mais difícil. A Kludo chega para ajudar as empresas a melhorar a experiência proporcionada aos seus públicos”, explica.

A startup tem demonstrado na prática como o modelo gera economia e maior aprendizado. Segundo Sgambatti, a gamificação traz muito resultado em setores que demandam treinamento constante e de muitas pessoas (como a indústria farmacêutica), facilita o engajamento e retenção de conteúdo sem precisar instalar nenhum software.

Os treinamentos com técnicas de gamificação promovem impacto imediato. Através dos dashboards, é possível acompanhar em tempo real a evolução dos colaboradores nos treinamentos. Isso facilita tomadas de decisões e o cruzamento de informações com o desempenho de cada profissional. “Economizamos horas de produção e consumo de conteúdo, além de termos um retorno sobre investimento comprovado. Um dia de treinamento à distância chega a ser 26 vezes mais barato do que um dia de treinamento presencial”, explica Malaquias, da Sanofi.

 

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