A certificação reforça a competência no tratamento de doenças hematológicas
São Paulo, julho de 2024 – No mesmo ano que celebra 30 anos realizando transplantes de medula óssea, o Hospital Samaritano Higienópolis, em São Paulo, anuncia ter recebido a acreditação da Foundation for the Accreditation of Cellular Therapy (FACT). Essa conquista coloca a instituição ao lado de centros de excelência mundial em terapia celular e transplante de medula óssea.
A acreditação FACT é considerada um dos padrões mais rigorosos e respeitados na área de terapia celular e, para obtê-la, as instituições devem cumprir critérios de qualidade e segurança que garantem o melhor cuidado aos pacientes. Esta análise abrange desde o processamento e armazenamento das células até a aplicação clínica nos pacientes.
“A premiação valida a excelência em todos os processos de segurança nos cuidados clínicos em terapia celular e transplante de medula óssea, o que significa que o hospital conseguiu cumprir todas as normas técnicas indicadas, garantindo o aprimoramento desses serviços destinados aos pacientes”, explica Dr. Ricardo Chiattone.
A FACT é a agência de acreditação específica para esta área, que aborda todos os processos de segurança nos cuidados clínicos e dos serviços de apoio em terapia celular e transplante de medula óssea. Só podem solicitar a avaliação do FACT instituições que já tem acreditação de qualidade global como a Joint Comission International (JCI), que o Hospital Samaritano vem conquistando há 20 anos (desde 2004).
Segundo Dra. Adriana Seber, alcançar esse nível de reconhecimento internacional demonstra o compromisso contínuo com a excelência e a inovação em terapias avançadas, “É um reconhecimento de que o hospital cuida com excelência tanto dos pacientes quanto dos profissionais de saúde, proporcionando um ambiente com menor risco de infecção, menos intercorrências, transplantes de medula óssea mais seguros e equipes totalmente alinhadas com os valores da instituição. É um privilégio e grande orgulho ser parte deste time”, ressalta.