terça-feira , 23 abril 2024
Capa » Notícias » Roche apoia projeto que combate a defasagem escolar

Roche apoia projeto que combate a defasagem escolar

Com valores arrecadados por colaboradores, empresa distribui 500 exemplares de livro especial para crianças de escolas públicas com dificuldades no processo de alfabetização

Transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade ao redor do mundo é o que motivou a Roche – empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico – na criação da campanha global Children’s Walk. O objetivo é engajar os colaboradores da companhia a arrecadarem fundos para oferecer apoio a iniciativas relacionadas ao desenvolvimento social de crianças e adolescentes em dificuldade para que tenham um futuro melhor.

Em 2020, a Roche Brasil apoiou o Núcleo Aprende, para a distribuição do livro Falabetizando, material dirigido a crianças com dificuldades no processo de alfabetização. Os livros foram entregues entre fevereiro e maio de 2021, em cinco escolas estaduais da região Centro Oeste de São Paulo. Além disso, a companhia doou 90 aparelhos de celular para que alguns alunos tivessem acesso ao sistema remoto de ensino.

Os colaboradores das três divisões – Farmacêutica, Diagnóstica e Diabetes Care – tiveram um desafio diferente em 2020. Com os escritórios fechados em decorrência da pandemia da Covid-19, eles tiveram que pensar em iniciativas totalmente digitais para angariar os donativos.

Em setembro e em outubro, as equipes venderam videoaulas, que variaram entre yoga, música, idiomas e culinária, além de rifas para o sorteio de diversos prêmios. Tudo isso resultou em cerca de R$64 mil arrecadados. A esse valor, a matriz da Roche somou uma doação que totalizou R$91 mil.

Com essa verba, foi possível adquirir quase 500 livros, que somados aos 200 inicialmente adquiridos mediante o apoio anual da Roche, resultou em quase 700 livros distribuídos para todas as crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I, além daquelas em curso até o 9º ano e que não concluíram o processo de alfabetização, com o objetivo de diminuir o déficit pedagógico provocado pelo fechamento de escolas durante a pandemia, intensamente agravado pela dificuldade de muitos estudantes acessarem às aulas virtuais.

O apoio a ações como essa faz parte do compromisso da Roche em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Essa construção passa necessariamente pelo acesso à educação, direito fundamental de todo cidadão que repercute em diversos fatores como o desenvolvimento humano e suas relações familiares e sociais. Por isso, acreditamos que iniciativas como o Falabetizando vêm de encontro a essas questões, uma vez que impactam positivamente a vida de crianças em processo de alfabetização, melhorando aspectos como a sociabilidade, resgate da autoestima, recuperação da dignidade, gerando oportunidades reais de inclusão.”, afirma Sarah Chaia, Diretora Jurídica, de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Parcerias Sustentáveis & Compliance Officer da Roche Farma Brasil, complementando que “no entanto, para causarmos a transformação que queremos ver na nossa sociedade, precisamos unir forças e atuarmos juntos, empresas e indivíduos, por causas centrais como a aqui colocada. Este é o objetivo da Campanha Children´s Walk, incentivar nossos colaboradores a participarem ativamente desta jornada”.

Falabetizando

Idealizado pela neuroeducadora e fonoaudióloga educacional Rosana Mendes Ribeiro, o Falabetizando foi criado para compor o projeto CDRA (Classificação Digital para Reenquadramento de Aprendizagem), já é apoiado pela Roche Brasil desde 2016 e com ótimos resultados nas escolas onde foi aplicado.

À princípio, Rosana desenvolveu uma metodologia dirigida a professores de escolas de Ensinos Fundamental e Médio, visando a capacitação desses profissionais a reconhecerem e mapearem diferentes níveis de aprendizagem de seus alunos. Um exemplo é identificar distúrbios funcionais ou deficiências intelectuais, com o intuito de proporcionar uma maior evolução pedagógica dessas crianças e adolescentes.

A formação é realizada por meio de videoaulas, em uma plataforma digital do CDRA e são fornecidas ainda ferramentas para a adaptação de provas e atividades diárias que atendam às diferentes necessidades de cada aluno, sem interferir no conteúdo pedagógico.

Após um certo período, Rosana identificou a necessidade de atender, de maneira mais aprofundada, a um grupo de crianças que ainda encontravam muita dificuldade em concluir seu processo de alfabetização, mesmo com as adaptações aplicadas.

Foi a partir dessa necessidade que a especialista desenvolveu o Falabetizando. “Ele respeita o que a ciência nos comprova: o cérebro aprende por meio de memórias. A única memória que essa criança tem é a sua fala, mesmo que ainda distorcida por algum problema que ela tenha desenvolvido. Com base nessa abordagem fônica e credibilidade da ciência, desenvolvemos esse material de associação, que chamamos de fonema grafema – associação letra-som”, explica Rosana.

O material era impresso e aplicado em atividades isoladas e fragmentadas nas escolas, mas precisou passar por uma adaptação com a chegada da pandemia da Covid-19 e o fechamento das redes de ensino. “A solução que encontramos foi transformar os materiais em um livro, que trouxesse um compilado de todas as atividades e métodos educacionais que já vínhamos trabalhando. O conteúdo foi testado com crianças com muita dificuldade em atingir o processo de alfabetização, e elas responderam muito bem”, destaca a neuroeducadora.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores