sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Notícias » Ritalina® e Ritalina® LA têm prazo de validade estendido

Ritalina® e Ritalina® LA têm prazo de validade estendido

Medicamentos de referência no tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) passam a valer por 24 meses após a fabricação.

Ritalina® (cloridrato de metilfenidato) e Ritalina® LA, família de medicamentos da Novartis que é referência no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), tiveram o prazo de validade prolongado. Os medicamentos podem ser consumidos em até 24 meses a partir da data de fabricação – antes, os produtos venciam em 12 meses.

A substância ativa de Ritalina® e Ritalina® LA é o cloridrato de metilfenidato, um estimulante do sistema nervoso central que age em atividades de certas partes do cérebro que são pouco ativas, melhorando a atenção e a concentração e reduzindo o comportamento impulsivo1,2.

Os medicamentos integram um robusto portfólio de Sistema Nervoso Central comercializado pela Sandoz, divisão de genéricos, biossimilares e produtos maduros do Grupo Novartis. A companhia busca atender aos pacientes exercendo sua missão global: promover acesso a tratamentos de alta qualidade.

Sobre o Transtorno de Déficit de Atenção

O Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento (isto é, se inicia precocemente) e impacta cerca de 5% de crianças e adolescentes e 2,5% de adultos no mundo3. Embora os sintomas apareçam na infância ou logo no início da adolescência, o transtorno pode persistir na vida adulta e também ser diagnosticado até mesmo em idosos4. É fato que um número significativo de crianças apresenta remissão do TDAH. Apesar disso, a taxa de persistência de sintomas é alta: em cerca de 2/3 dos casos, sintomas clinicamente significativos – que causam comprometimento para o indivíduo – persistem na vida adulta5.

Os sintomas clássicos são desatenção (“vive no mundo da lua”), hiperatividade (“não para quieto”, “parece que tem o motor ligado”) e impulsividade (dificuldade em esperar a sua vez, interrompe ou se intromete)6. Também é frequente que crianças com TDAH tenham dificuldades para se relacionar, aprender e fazer tarefas escolares. Em adultos, além da inquietude e da impaciência, o distúrbio dificulta a organização da vida pessoal e do trabalho1.

De maneira geral, após o diagnóstico clínico, o tratamento consiste em prescrição de psicoestimulante e acompanhamento psicológico.

Sobre a Sandoz

A Sandoz é uma líder global em medicamentos genéricos e biossimilares. Como divisão do Grupo Novartis, nosso propósito é descobrir novas maneiras de melhorar e prolongar a vida das pessoas. Contribuímos com a sociedade, apoiando crescentes necessidades de cuidados de saúde, por meio abordagens inovadoras para ajudar as pessoas em todo o mundo a terem acesso a medicamentos de alta qualidade. Nosso portfólio possui aproximadamente 1.000 moléculas, abrangendo todas as principais áreas terapêuticas. Em 2019, as vendas da companhia representaram US$ 9,7 bilhões e nossos produtos atingiram mais de 500 milhões de pacientes. A Sandoz está sediada em Holzkirchen, na região de Munique, na Alemanha. Para estas e mais informações, acesse www.sandoz.com.br.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores