quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » Rim ainda é um grande desconhecido dos brasileiros

Rim ainda é um grande desconhecido dos brasileiros

É o que revela pesquisa que avaliou a percepção do brasileiro sobre o câncer renal

Junho Verde é o mês de conscientização e luta contra o câncer de rim, uma doença silenciosa para a qual ainda não existe um protocolo oficial de rastreamento. Os dados disponíveis apontam que cerca de 40% dos diagnósticos[1] da doença no Brasil são feitos já em estágio avançado, quando há poucas chances de cura. Atualmente, a neoplasia renal maligna figura entre os 15 tipos mais comuns de câncer[2].

Um levantamento, feito a pedido da Pfizer Brasil, apontou que 1 a cada 5 brasileiros relatou não ter pensado sobre a saúde dos rins e 44% não sabe se o câncer de rim não apresenta sintomas nas fases iniciais da doença. O resultado faz parte da pesquisa online, feita online com 2 mil pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba[3].

A pesquisa apontou também a falta de informação sobre as formas de se cuidar do rim e possíveis causas da doença. Dos entrevistados, 76% disse que era verdadeira a afirmação que beber pelo menos 2 litros de água por dia ajuda a prevenir o câncer de rim, 59% não soube afirmar se a doença acomete mais as mulheres e 42% se a doença é mais comum em adultos jovens, sendo o consumo excessivo de álcool, o principal fato de risco.

“Beber mais água não previne o câncer de rim e um número elevado acredita o contrário. Esses números deixam claro que falta informação sobre a doença e nos faz atuar em várias frentes de conscientização. O junho Verde ajuda nesse caminho, pois sabemos que, a exemplo de outras doenças, prevenção e diagnóstico precoce são os melhores caminhos no combate a qualquer enfermidade”, afirma a diretora médica da Pfizer, Márjori Dulcine.

Para ela, o percentual de 17% dos entrevistados que afirmou ter conversado com um especialista sobre o assunto é um bom indicador. Mesmo assim, é necessário que esse índice aumente. “Exames podem ajudar na identificação da doença, por isso é importante sempre falar com um médico sobre o tema, mesmo sem sintomas” reforça.

O que é câncer de rim?

Silencioso, o câncer de rim é a terceira neoplasia mais comum do trato geniturinário, acometendo de 2% a 3% da população mundial, sendo mais frequente entre 60 e 70 anos, no sexo masculino. Os sintomas mais comuns são sangue na urina, dor lombar e massa (nódulo) abdominal palpável na lateral ou na parte inferior das costas. Mas como esses sinais foram identificados entre 6% a 10% dos casos estima-se que 50% dos diagnósticos são incidentais (assintomáticos)[4].

Entre os principais fatores de risco para o câncer de rim estão a obesidade, o tabagismo e a hipertensão. Os dados sobre a incidência no Brasil são escassos e os mais recentes estão relacionados ao biênio 2018-2019, quando a estimativa foi de ocorrência de 6 mil casos novos de câncer, para cada ano[5].

Existem vários subtipos de câncer de rim, mas o mais comum entre eles é o carcinoma de células claras ou renais, que se origina nos rins, pode se espalhar pelo corpo e atinge cerca de 70% dos pacientes. Há também o carcinoma papilar de células renais, que representa cerca de 10% dos casos e o carcinoma cromófobo de células renais que atingem 5% dos casos[6].

Filtrando em média, 180 litros de sangue por dia e formando cerca de 1,5 litros de urina, os rins são responsáveis em manter o equilíbrio de água e sais do corpo, fabricar hormônios que estimulam a produção de glóbulos vermelhos, além de ajudar na regulagem da pressão arterial.

Referências

1] Oncoguia. Avanços no tratamento do câncer de rim melhoram prognóstico de pacientes com metástase.

Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/artigo-avancos-no-tratamento-do-cancer-de-rim-melhoram-prognostico-de-pacientes-com-metastase/1009/8/%20./ Acesso em maio de 2020

[2] World Health Organization. Global Cancer Observatory: Cancer Today. Disponível https://gco.iarc.fr/today/data/factsheets/populations/76-brazil-fact-sheets.pdf . Acesso em maio de 2020

[3] IBOPE Conecta. Pesquisa A percepção do brasileiro sobre o câncer de rim: prevenção, diagnóstico e tratamento. 2020

[4] Oncoguia. Câncer de rim: percepções sobre a realidade do paciente no cenário brasileiro. 2018. Disponível em https://pt.slideshare.net/institutooncoguia/cancer-de-rim. Acesso em maio de 2020

[5] Oncoguia. Câncer de rim: percepções sobre a realidade do paciente no cenário brasileiro. 2018. Disponível em https://pt.slideshare.net/institutooncoguia/cancer-de-rim. Acesso em maio de 2020

[6] Oncoguia. Tipos de Câncer de rim. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tipos-de-cancer-de-rim/1806/239/. Acesso em maio de 2020.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores