sábado , 15 junho 2024
Capa » Notícias » Relatório de Sustentabilidade da Pague Menos destaca antecipação de sete metas previstas para 2025

Relatório de Sustentabilidade da Pague Menos destaca antecipação de sete metas previstas para 2025

Companhia também registrou 1200 lojas abastecidas com energia renovável e importantes avanços na agenda de Diversidade e Inclusão

Fortaleza, maio de 2024 – A Pague Menos (PGMN3), segunda maior rede de farmácias do Brasil e a primeira a estar presente em todos os estados da Federação, acaba de publicar seu terceiro relatório de sustentabilidade, demonstrando seus compromissos com a gestão sustentável e a transparência. O conteúdo mostra a consolidação de indicadores de desempenho, práticas de gestão e comparabilidade de dados, evidenciando a evolução nas práticas de reporte. As informações contidas no material são referentes ao período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2023 e seguem o modelo Global Reporting Initiative (GRI), uma das principais organizações internacionais a estabelecer padrões e requisitos para a divulgação de informações sobre sustentabilidade. O documento destaca ainda a evolução das políticas, práticas e metas ESG (Environmental, Social and Governance) da companhia.

“Ao longo de 2023, contamos com a dedicação de nossos quase 26 mil colaboradores na geração de impacto positivo para a sociedade. Eles foram os principais responsáveis por colocar em prática a nossa estratégia que tem como propósito levar saúde a todos”, explica Patriciana Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração da Pague Menos e Extrafarma. “Estamos prontos para o ano de 2024, respaldados por um plano robusto e consistente, voltado para o crescimento sustentável de nossa empresa e baseado na nossa trajetória de liderança e constante inovação”, complementa a executiva.

A mais recente edição do relatório de sustentabilidade traz a antecipação de sete metas previstas para 2025. Dentre os destaques estão a realização de Inventário de Emissões (escopos 1, 2 e 3) e metas de redução definida; realização de Inventário de Resíduos e metas de redução e reciclagem e a instalação de pontos de coleta de medicamentos vencidos em 30% das lojas. “A iniciativa foi muito bem recebida pelos nossos colaboradores e clientes, resultando no descarte adequado de cinco toneladas de medicamentos e pilhas. Em 2024, a meta é levar essa iniciativa a todos os nossos Centros de Distribuição”, destaca Patriciana.

A rede também alcançou importantes metas envolvendo os consultórios farmacêuticos do Clinic Farma, iniciativa pioneira lançada em 2014 e disponível em 1.062 lojas de todo o país no final do ano passado. Em 2023, a Companhia alcançou a meta de atender 8% de sua base de clientes nesses consultórios, que oferecem mais de 60 serviços de saúde. Outra iniciativa de destaque foi a versão itinerante do Clinic Farma, com serviços farmacêuticos gratuitos em comunidades carentes, com 11 cidades atendidas e mais de 2 mil atendimentos.

Outra frente de destaque foi o lançamento da plataforma física e digital com conteúdos de saúde. Além da plataforma Sempre Bem, espaço virtual que disponibiliza diversos conteúdos acessíveis com orientações e esclarecimentos voltados a temas como alimentação consciente e saúde mental, a Companhia lançou o projeto piloto Plataforma Física de Saúde, que atendeu 60 clientes Sempre Bem Ouro+. A iniciativa, que deve ser expandida em 2024, tem como objetivo transformar as lojas da rede em espaços de interação e bem-estar por meio de atividades como palestras, ações de autocuidado e testes rápidos do Clinic Farma.

Por fim, 100% dos fornecedores críticos de marcas próprias foram auditados segundo critérios de qualidade e ESG, incluindo a conformidade legal dos contratos e das condições de trabalho; adequação das instalações fabris às normas regulatórias; validação documental, incluindo alvarás, licenças e permissões; e a inspeção de equipamentos e ambientes de trabalho.

Com unidades em todo território nacional, a Companhia mostrou empenho na redução do consumo de recursos naturais e não renováveis por meio de iniciativas e metas com foco na eficiência energética das operações. Hoje, 1201 lojas são abastecidas por painéis fotovoltaicos, que geraram cerca de 80 milhões de KWh em 2023.

O relatório também traz avanços importantes em sua agenda de Diversidade e Inclusão, celebrando o aumento de mulheres em seu quadro, que atualmente respondem por 60% do quadro funcional e 64% dos cargos de liderança. Outro destaque foi a formação dos Grupos de Afinidades, que mantêm encontros bimestrais para discutir temas relacionados às frentes prioritárias de atuação: equidade de gênero; equidade racial; igualdade de oportunidades LGBTQIAP+; inclusão de Pessoas com deficiência; e integração de diferentes gerações. “O cuidado com as pessoas constitui a base de nossa estratégia corporativa que busca, por meio de ações inovadoras, levar saúde integral para a sociedade, a começar por nossos colaboradores. Até 2025 queremos ser referência como marca empregadora no segmento de varejo”, conclui Patriciana.

A agenda ESG é tema prioritário no Conselho de Administração da Pague Menos e está disponível em Link.
Para mais informações sobre o relatório de sustentabilidade, clique aqui: Link

Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma

A Pague Menos e Extrafarma estão presentes nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Contam com 1.654 lojas, distribuídas em mais de 400 municípios, com 25,7 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líderes nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos e Extrafarma são hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores