quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » Reajuste de medicamentos ficará acima de 4%, aponta Sindusfarma

Reajuste de medicamentos ficará acima de 4%, aponta Sindusfarma

O reajuste autorizado dos medicamentos em 2019, que será oficializado pelo governo no fim do mês, será de 4,33%, segundo cálculo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma). No último dia 18 de março, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) tornou público o último fator que faltava para que se conhecesse o índice, , indicando que neste ano o reajuste será linear, para todos os produtos. 

A novidade, diz o presidente executivo da entidade, Nelson Mussolini, se deveu ao fator Y, que se refere aos custos de produção de medicamentos não captados pelo IPCA, entre as quais variação cambial, tarifa de energia e preço de insumos. Neste ano, o fator Y ficou em 0,433%. Já o fator que mede a produtividade da indústria (X), e é descontado da inflação na fórmula de reajuste, foi nulo.

Com isso, o aumento de preços autorizado em 2019 ficará ligeiramente acima da inflação medida pelo IPCA, que é o principal componente da fórmula da CMED. Entre março de 2018 e fevereiro deste ano, esse índice ficou em 3,89%.

Fonte: Valor Econômico

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores