terça-feira , 23 abril 2024
Capa » HVAC de processo » Qualindoor completa 10 anos de atuação no setor de qualidade do ar de interiores

Qualindoor completa 10 anos de atuação no setor de qualidade do ar de interiores

Parcerias com ANVISA, CETESB, revisões de normas, treinamentos, estão entre os feitos do Qualindoor em prol ao setor representado.

Fundado em 2008, o Departamento de Qualidade do Ar de interiores – Qualindoor da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento completou no mês de abril 10 anos de atividades, trabalhando em favor da qualidade do ar respirado pela sociedade. Entre os objetivos do Departamento está “ser referência como fórum técnico e porta-voz do tema de qualidade do ar interno e água para sistemas de ambientes interiores”. E, os resultados obtidos validam esta missão: são mais de mil palestras realizadas; cursos com cerca de mil participantes; parcerias com ANVISA, CETESB e órgãos do governo; revisões de normas; e, diversas ações em prol ao setor representado.

Para Eduardo Brunacci, presidente do Qualindoor, “Esses 10 anos representam uma história de conquistas, de progressos em nível nacional, disseminando informações, ampliando as responsabilidades de profissionais da área e por consequência levando ao conhecimento dos consumidores os grandes benefícios que a qualidade do ar de interiores trás para todos”.

Vários fatores foram fundamentais e podem ser destacados para a criação do QUALINDOOR, como as tendências dos projetos de arquitetura das edificações modernas somados ao aumento dos índices de poluição atmosférica e sonora que favoreceram e induziram a utilização de sistemas de climatização e ventilação artificiais (ou mecânicos). Consequentemente percebeu-se que a queda do padrão de qualidade do ar interno acarretava danos inevitáveis aos ocupantes, exigindo assim maior atenção e cuidados no cumprimento de leis, normas e resoluções técnicas. Neste sentido, o Qualindoor visa garantir a qualidade do ar interno por meio de ações voltadas à organização, interlocução, integração e conscientização de práticas comerciais e tecnológicas de entidades e empresas deste setor.

A criação do DN QAI foi uma demanda do então presidente da ABRAVA à época, o eng. João Roberto Minozzo, e nestes 10 anos de atuação diversas foram as conquistas deste grupo, entre elas:

  • criação da marca Qualindoor;
  • parcerias com órgãos do governo, como ANVISA, CETESB;
  • Treinamento na área de qualidade do ar interno (mais de 1000 profissionais treinados através do Seminário de Higienização de Sistemas de Ar-Condicionado e Ambiente e outros eventos promovidos pelo QUALINDOOR por todo Brasil);
  • Diversas palestras sobre o tema por todo o Brasil: CREA, Instituto de Engenharia, GRUPAS, GAS, SENAI, Fatec, Curso Desenhista Projetista de Ventilação e Ar-Condicionado, Brasindoor;
  • Revisão completa da Resolução – REnº 9, de 16 de janeiro de 2003, o material foi entregue no Setor de Protocolos da ANVISA/DF;
  • Criação e revisão do RENABRAVA 06 – Guia para Inspeção de Sistemas de Ar Condicionado;
  • Inclusão no calendário do setor da Expo Qualindoor;
  • Participação na elaboração da Lei Federal 13.589/2018; a mais recente conquista.

No comando do Qualindoor, como presidente Eng. Eduardo Brunacci da Armec e como vice-presidente Marcelo Munhoz da Sictell, além de contar com cerca de 22 empresas associadas atuantes no grupo. Outras ações e conquistas do Qualindoor podem ser conferidas no www.dnqaiabrava.org.br.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores