sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Notícias » Projeto inédito de sequenciamento do Butantan alcança marca de 10 mil amostras analisadas no estado de São Paulo

Projeto inédito de sequenciamento do Butantan alcança marca de 10 mil amostras analisadas no estado de São Paulo

Além do laboratório itinerante, a Rede de Alerta das Variantes realizou 30 mil sequenciamentos genômicos em 10 meses de operação

O Instituto Butantan chegou a dois importantes marcos nesta semana: completou o sequenciamento genômico de 30.818 amostras do vírus causador da Covid-19 realizadas dentro da Rede de Alerta das Variantes do SARS-CoV-2; e atingiu o número de 10 mil testes para detecção dos feitos no LAB MÓVEL, laboratório itinerante que vem percorrendo cidades do interior de São Paulo e é capaz de realizar até 600 exames diagnósticos RT-PCR por dia, além de fazer o sequenciamento genômico das amostras positivas.

“Isso mostra que o Butantan se estruturou e está pronto para fazer vigilância genômica. Graças ao conhecimento que os cientistas tinham isso foi muito rápido”, comemora Sandra Coccuzzo, coordenadora da Rede de Alerta das Variantes e da Rede de Laboratórios para Diagnóstico do Coronavírus SARS-CoV-2 e diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan.

Desde janeiro, a Rede de Laboratórios para Diagnóstico do Coronavírus SARS-CoV-2 – também coordenada pelo Butantan e que envolve laboratórios de todo o estado na realização de exames para saber se uma pessoa está ou não com Covid-19 na rede pública de saúde – já fez 4,9 milhões de testes RT-PCR. É com base nas amostras positivas dessa estrutura que é feito o sequenciamento genômico da Rede de Alerta das Variantes. De acordo com o último boletim epidemiológico, há 39 variantes do SARS-CoV-2 no estado, sendo que a delta continua predominando, responsável por 98,5% das amostras na semana de 3 a 9/10.

Fora o instituto, mais cinco laboratórios fazem parte da Rede de Alerta das Variantes e sequenciam parte das amostras positivas coletadas no estado de São Paulo: o Hemocentro de Ribeirão Preto, a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA-USP, em Pirassununga), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP, em Piracicaba), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, em Botucatu) e a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Análises e sequenciamento

Por meio de seu Centro Analítico de Genômica e Proteômica, o Butantan sequencia cerca de 50% do total de todas as amostras da Rede. A equipe responsável é composta por cinco pessoas que contam com a ajuda de três máquinas de sequenciamento que trabalham dia e noite. Os outros laboratórios da rede também possuem máquinas de última tecnologia e equipes formadas por três a cinco pesquisadores. Depois de realizados os sequenciamentos, eles vão para as mãos de três técnicos em informática que analisam cada dado, genoma, mutações e a evolução viral.

O LAB MÓVEL, iniciativa voltada ao sequenciamento genômico e aos testes diagnósticos está, no momento, se dirigindo à Marília. A última parada foi em Araçatuba, onde realizou 1.792 exames e direcionou 52 amostras positivas para serem analisadas. Antes, o contêiner passou por Piracicaba, onde realizou 2.756 testes, com 107 amostras sequenciadas; Baixada Santista, com 4.564 RT-PCR e 463 sequenciamentos; e Aparecida, com 1217 testes e 351 amostras positivas.

Até o momento, foram quase mil amostras do LAB MÓVEL encaminhadas para sequenciamento genético. Esse número soma-se a marca de 30 mil sequenciamentos alcançada pela Rede de Alerta das Variantes do SARS-CoV-2.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores