quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » Profissional Farmacêutico: um importante aliado na manutenção da sua saúde

Profissional Farmacêutico: um importante aliado na manutenção da sua saúde

Maria Lemos, Gerente de Serviços e Projetos de Saúde do Grupo DPSP

As atividades farmacêuticas tiveram origem a partir do século 10, quando surgiram as primeiras boticas ou apotecas. Elas foram as precursoras das farmácias modernas. Na época, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. O boticário tinha como função conhecer e curar doenças, além de preparar e armazenar medicamentos de forma apropriada. Eles curavam pacientes e salvavam vidas.

Também foi nas boticas que o estudo dos remédios ganhou impulso notável, com a pesquisa dos princípios ativos das plantas e dos minerais capazes de curar doenças. O boticário manipulava e produzia o medicamento na frente do paciente. Ele tinha a responsabilidade de conhecer e curar doenças.

No Brasil, o ofício do farmacêutico começou com os jesuítas, criadores das primeiras boticas, mas esse comércio se intensificou com a vinda da Família Real. Em 1808, ano da chegada da comitiva real portuguesa, foi fundada a primeira escola de medicina e farmácia no Brasil. A mudança do nome de botica para farmácia surgiu com o Decreto 2055, de dezembro de 1857. E em 1960, foram criados o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e os Conselhos Regionais de Farmácia (CRF’s), com o objetivo de zelar pelos princípios da ética e da disciplina da classe, fiscalizar o exercício das atividades e registrar as empresas do segmento.

É importante salientar o papel da atenção e assistência farmacêutica para as diversas formas de utilização dos medicamentos tarjados que são prescritos por profissional de saúde habilitado. Além disso, o farmacêutico auxilia em relação aos medicamentos OTC, aqueles que são isentos de prescrição. As pessoas buscam orientação e cuidado com a saúde na farmácia ao apresentar sintomas de resfriado ou leve dor de cabeça, por exemplo, e encontram, no farmacêutico, o profissional capacitado para indicar o melhor medicamento, fornecendo informações de como administrá-lo, horários, a dosagem e o tempo de uso.

Muito mais do que um profissional que auxilia no momento da compra de um medicamento, o farmacêutico é um profissional que acompanha toda a jornada de saúde do cliente, sempre em busca da melhor orientação, do produto mais adequado e, acima de tudo, oferecendo o acolhimento necessário para lidar no dia a dia com os consumidores.

No dia 20 de janeiro, Dia do Farmacêutico, o Grupo DPSP prestou uma homenagem para esses profissionais que nos ajudam a construir uma história repleta de dedicação e carinho junto aos nossos clientes.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores