sábado , 20 abril 2024
Capa » Notícias » Prêmio Nobel de Química de 2016 fará palestra na Anvisa

Prêmio Nobel de Química de 2016 fará palestra na Anvisa

O ganhador do prêmio Nobel de Química de 2016, Fraser Stoddart, estará no auditório da Anvisa, em Brasília, para ministrar uma palestra no dia 9 de abril, às 9h30. Stoddart, juntamente com os pesquisadores Jean-Pierre Sauvage e Bernard Feringa, foi laureado devido às descobertas de design e síntese das menores máquinas moleculares do mundo. Esta é a terceira vez em que um Prêmio Nobel visita a Agência. 

Stoddart, em um bate-papo descontraído, irá traçar um paralelo sobre o estudo pioneiro que levou ao desenvolvimento de moléculas cujos movimentos podem ser controlados para realizar funções, a partir do aumento de energia, e os avanços para nanotecnologia e para medicina.

O evento é resultado de uma parceria entre a Anvisa e a empresa biofarmacêutica AstraZeneca, por meio do programa AstraZeneca Nobel Prize Initiative. O programa leva premiados com o Nobel a universidades, centros de pesquisa e instituições para compartilhar saberes e experiências e inspirar a comunidade científica e os jovens cientistas.

Currículo de Stoddart

Fraser Stoddart é professor e parte da Junta Diretiva da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos. Nas últimas cinco décadas, foi mentor de 500 estudantes de pós-graduação e pós-doutorado, de 50 países diferentes.

O pesquisador foi condecorado Knight Bachelor pela Rainha Elizabeth II em 2007 em razão dos serviços prestados em Química e Nanotecnologia Molecular. Ele é Fellow na Royal Society of London e Fellow honorário da Royal Society of Chemistry.

Seus prêmios incluem o King Faisal International Prize in Science (2007), o Albert Einstein World Prize em Nanotecnologia (2007) e o Royal Medal (2010).

Laureados na Anvisa

Em 2015, a Anvisa recebeu o Dr. Bruce Beutler, ganhador do Nobel de Medicina de 2011, por descobertas sobre a ativação da imunidade inata, em conjunto com outro pesquisador francês, Jules Hoffmann.

Beutler foi laureado com o estudo “Desconstruindo o sistema imunológico através de mutagênese germinativa aleatória”. A pesquisa trata da reação dos corpos aos micróbios depois dos primeiros minutos de inoculação e levou ao desenho de novos adjuvantes para afinar a atuação do sistema imunológico humano, além de contribuir para o entendimento da causa das doenças inflamatórias.

Em 2017, o médico e bioquímico israelense Aaron Ciechanover, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2004, esteve na Anvisa. Ele falou sobre a caracterização do método que as células usam para degradação e reciclagem de proteínas através do sistema ubiquitina.

Juntamente com os pesquisadores Avram Hershko, de Israel, e Irwin Rose, dos Estados Unidos, Ciechanover foi um dos responsáveis pela descoberta do processo de decomposição de proteínas mediado pela ubiquitina. Trata-se de um dos mais importantes fenômenos cíclicos das células, fundamental em processos como a divisão celular, a reparação do DNA ou o aparecimento do câncer. A descoberta teve relevância fundamental no desenvolvimento de novos medicamentos.

Serviço

Evento: Entrevista com o Laureado – Fraser Stoddart “Minha Jornada para Estocolmo”

Data: 9 de abril de 2019

Horário: 9h30 – 10h30

Local: Auditório da Anvisa – SIA Trecho 5 – Área Especial 57 – Brasília – DF

Fonte: Anvisa

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores