sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Notícias » Preço dos medicamentos no país sobe 3,57% em abril, apontam Fipe e Bionexo

Preço dos medicamentos no país sobe 3,57% em abril, apontam Fipe e Bionexo

Comportamento do IPM-H coincidiu com a entrada em vigor dos reajustes anuais de até 10,89% nos preços dos medicamentos estabelecidos pela CMED

Os preços dos medicamentos vendidos aos hospitais no Brasil registraram alta de +3,57% em abril deste ano, de acordo com o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), indicador desenvolvido pela Fipe em parceria com a Bionexo — healthtech líder em soluções digitais para gestão em saúde. O resultado representa a quinta alta seguida do índice frente aos meses anteriores: dezembro/2021 (+0,19%), janeiro/2022 (+0,27%) e fevereiro/2022 (+0,64%), março (+0,87%). Em relação a outros índices e variáveis, a elevação mensal do IPM-H (+3,57%) superou a expectativa de mercado para o IPCA/IBGE (+1.06%), o comportamento do IGP-M/FGV (+1,41%) e da taxa de câmbio (-4,23%).

Para Rafael Barbosa, CEO da Bionexo, a elevação mais expressiva em abril já era esperada por conta dos reajustes anuais nos preços dos medicamentos (de até 10,89%), segundo regulamentação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). “Este reajuste proposto pela CMED segue a sequência de 2021, com dois anos subsequentes acima de 10%, algo sem precedentes na série histórica. No entanto, a variação observada pelo IPM-H indica que este percentual de 2022 não foi inteiramente incorporado nos preços praticados, o que é uma boa notícia para o consumidor de produtos e serviços em saúde. Seguramente o arrefecimento da pandemia possibilitou cenários mais previsíveis e coesos de demanda e oferta, logo maior estabilidade nos preços”, avalia o executivo.

Comportamento mensal do IPM-H

A variação positiva do índice em abril foi impactada pelos grupos de aparelho geniturinário (+15,80%); sangue e órgãos hematopoiéticos (+9,57%); agentes antineoplásicos (+8,97%), sistema musculoesquelético (+4,86%); imunoterápicos, vacinas e antialérgicos (+3,19%); aparelho respiratório (+3,18%); órgãos sensitivos (+2,91%); anti-infecciosos gerais (+2,85%), preparados hormonais (+1,98%); e aparelho cardiovascular (+1,45%). Em contraponto, foram registradas quedas nos preços de medicamentos em apenas dois grupos: sistema nervoso (-9,91%) e aparelho digestivo e metabolismo (-3,33%).

No acumulado de 2022 (janeiro a abril), o IPM-H registra uma alta de 5,42% – resultado que supera a variação acumulada pelo IPCA/IBGE (+4,29%) e pela taxa de câmbio nesse horizonte (-15,81%). Por outro lado, o índice calculado pela Fipe com base em transações na plataforma Bionexo apresentou um comportamento inferior ao do IGP-M/FGV no período (+6,98%).

Já nos últimos 12 meses, encerrados em abril de 2022, o IPM-H acumula uma queda de 1,72%, divergindo do comportamento dos índices de preço da economia doméstica no período, notadamente o IPCA/IBGE (+12,13%) e o IGP-M/FGV (+14,66%). A queda do índice é impulsionada nesse horizonte pelos recuos nos preços de medicamentos dos grupos: aparelho cardiovascular (-20,73%); aparelho digestivo e metabolismo (-19,87%); anti-infecciosos gerais para uso sistêmico (-18,57%); sistema musculoesquelético (-8,32%) e sistema nervoso (-6,35%). Em contraste, foram registrados aumentos nos preços de medicamentos atuantes sobre: aparelho geniturinário (+19,36%); imunoterápicos, vacinas e antialérgicos (+13,43%), sangue e órgãos hematopoiéticos (+13,37%), aparelho respiratório (+10,56%), preparados hormonais (+10,01%), órgãos sensitivos (+9,48%) e agentes antineoplásicos (+1,14%). É importante salientar que o comportamento do IPM-H nos últimos 12 meses (-1,72%) reflete uma importante acomodação dos preços de medicamentos que apresentaram forte elevação durante os períodos mais críticos da pandemia da Covid-19, a exemplo de drogas atuantes sobre o sistema nervoso, sistema musculoesquelético, aparelho digestivo e metabolismo. Por outro lado, outros grupos de medicamentos cuja demanda pode ter sido represada durante a pandemia — como aqueles atuantes sobre aparelho geniturinário, preparados hormonais e órgãos sensitivos — têm se destacado pela valorização recente.

Sobre o IPM-H

O Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H) é uma parceria entre a Fipe e a Bionexo, com o objetivo de disponibilizar informações inéditas e de interesse público relacionadas à área de saúde, com foco no comportamento de preços de medicamentos transacionados entre fornecedores e hospitais no mercado brasileiro. O IPM-H é elaborado com base nos dados de transações realizadas desde janeiro de 2015 através da plataforma healthtech, por onde são transacionados mais de R$ 17 bilhões de negócios por ano no mercado da saúde, o que representa cerca de 20% do que é transacionado no mercado privado nacional.

A empresa conecta mais de duas mil instituições de saúde a mais de 30 mil fornecedores de medicamentos e suprimentos hospitalares. A cada mês e para cada grupo de medicamentos, a FIPE calcula o índice de variação do seu preço em relação ao mês de referência, levando em consideração algumas variáveis que podem ser relevantes para determinar o preço das negociações, incluindo: (i) quantidade de produtos transacionada; (ii) distância geográfica entre hospitais e fornecedores.

Os medicamentos são agrupados em 13 grupos terapêuticos (classificação da ATC*) e ponderados de acordo com uma cesta de valor total transacionado na plataforma Bionexo no ano anterior. O IPM-H consolida o comportamento dos índices dos preços de cada grupo terapêutico, também ponderados pelo valor transacionado do grupo na plataforma. Embora possam estar correlacionados, o comportamento do IPM-H não mensura o comportamento dos preços de medicamentos em farmácias, isto é, nos preços ao consumidor final (segmento varejo). Além disso, o IPM-H não é uma medida de variação dos custos dos hospitais e/ou planos de saúde, que envolvem também gastos com equipamentos, procedimentos, materiais, recursos humanos, protocolos de tratamento/atendimento e segundo frequência de uso.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores