quarta-feira , 24 abril 2024
Capa » Notícias » Potencial terapia de microbioma tem resultados preliminares positivos

Potencial terapia de microbioma tem resultados preliminares positivos

A RBX2660 foi desenvolvida para reduzir as recorrências de infecção por Clostridioides difficile, inflamação do intestino grosso, responsável por doenças gastrointestinais graves

São Paulo, 21 de outubro de 2020 – Os pacientes de infecções gastrointestinais causadas por Clostridium difficile (CDI) ganharam uma notícia de esperança. Resultados preliminares da fase 3 da RBX2660, divulgados pela farmacêutica Ferring e Rebiotix, apontaram uma eficácia positiva da terapia não-antibiótica, baseada em microbioma. O produto tem potencial para ser o primeiro medicamento de microbioma humano aprovado no mundo.

O mecanismo de ação consiste em uma suspensão de microbiota de micróbios intestinais e é administrado via enema, ou seja, sonda retal.  A tecnologia chegou à Ferring após a aquisição da Rebiotix Inc., reunindo duas empresas inovadoras que compartilham um compromisso comum de explorar e entender o microbioma humano, com a finalidade de desenvolver novas soluções para os pacientes de doenças do trato gastrointestinal

Atualmente, os pacientes diagnosticados com infecção causada por CDI são tratados com antibióticos, porém, além de ser a opção padrão, a classe de medicamentos também é o principal fator de recorrência da doença, que ocorre entre 15 e 50% dos infectados. “Por conta das poucas opções de tratamento, este é um avanço muito importante para a comunidade médica e pacientes. É um passo importante em direção a uma opção inovadora”, explica o diretor médico da Ferring Brasil, Sérgio Teixeira.

O que sabemos sobre as infecções Clostridium difficile (CDI)?

As complicações por CDI acometem todo o trato gastrointestinal e podem variar desde uma diarreia até uma retocolite pseudomembranosa. Apesar de não haver dados oficiais no Brasil, nos Estados Unidos, mais de 500 mil pessoas são infectadas pelo bacilo anualmente, causando a morte de quase 30 mil. Na Europa, os casos representam até 15% das infecções detectadas nos hospitais. Acredita-se que o padrão também se repita aqui no país.

Sobre o microbioma

O microbioma humano é uma comunidade complexa de microrganismos que vivem em todas as superfícies do corpo. Auxilia na manutenção e desenvolvimento do sistema imunológico, metabolismo e outras funções essenciais à vida humana. O trato gastrointestinal abriga a população mais densa e complexa da microbiota, que tem uma influência incrível sobre a saúde diária – auxiliando na alimentação e na digestão para combater doenças. Estudos clínicos e científicos indicam que antibióticos, vírus, estresse e outros fatores podem perturbar a microbiota intestinal. Esta interrupção, muitas vezes referida como “disbiose”, pode ter impactos negativos na saúde e promover condições para infecções, como a por CDI, se instalarem.

Sobre o estudo

A formulação RBX2660 é a primeira da classe baseada em microbiota a atingir resultados preliminares positivos do estudo de Fase 3. A potencial terapia também recebeu as designações de Fast Track, Breakthrough Therapy e Orphan Drug do FDA e deve ser avaliada assim que for submetida à aprovação do órgão. A expectativa é que o medicamento seja encaminhado para aprovação nos próximos meses.

Sobre a Ferring Pharmaceuticals 

A Ferring Pharmaceuticals é uma empresa biofarmacêutica líder internacional em saúde reprodutiva e materna atuando em mais de 110 países – com 60 sedes próprias, 10 plantas de produção e 12 centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Europa, Índia, China e América Latina. Com sede na Suíça, a Ferring conta com mais de 6 mil funcionários e identifica, desenvolve e comercializa produtos inovadores nas áreas de Reprodução Humana, Urologia, Gastroenterologia, Endocrinologia e Ortopedia. Hoje, mais de um terço do investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é direcionado a tratamentos personalizados para mães e bebês da concepção ao nascimento. A companhia atua há 25 anos no Brasil, com sede em São Paulo, e possui mais de 100 colaboradores no país. Para mais informações sobre a Ferring ou seus produtos, visite www.ferring.com.br

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores