quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » Por que temos reações após a vacinação contra a covid-19?

Por que temos reações após a vacinação contra a covid-19?

Apesar do ritmo lento da vacinação no Brasil contra a covid-19, é possível que você já tenha escutado relatos de pessoas que receberam o imunizante e tiveram reações, como dor de cabeça, febre, mal-estar, dor no corpo e no local da aplicação. Essas respostas do organismo estão longe de ser incomuns ou mesmo motivo para deixar de se vacinar contra a doença com as duas doses recomendadas.

Segundo a clínica-geral do Hospital Edmundo Vasconcelos, Ligia Brito, todas as vacinas, e não somente a contra o novo coronavírus, podem proporcionar alguns sintomas leves após a dose, o que está relacionado ao estímulo que a vacina proporciona ao sistema imunológico. “Não conseguimos definir quem terá essas reações leves, mas elas são esperadas e, portanto, consequências normais e comuns que não devem causar preocupação inicial”, reforça a médica.

Estes sintomas podem surgir após a imunização e tendem a desaparecer em até 72 horas. Apesar do incômodo, a especialista enfatiza que a automedicação não deve ser uma alternativa para amenizá-lo. “A ingestão de qualquer remédio sem prescrição médica é contraindicada e isso não está relacionado a vacina, mas a qualquer cenário. Caso os indícios persistam, procure um especialista. Mas, em geral, eles cessam em um período curto e de forma natural”, diz.

Outro erro comum que surge a partir destas manifestações do organismo é acreditar que as reações significam que a pessoa foi infectada. Lígia Brito é enfática em negar que a vacina possa transmitir o vírus e adoecer as pessoas. “A vacina não apresenta esse risco em transmitir a doença. Nenhum imunizante contra a covid-19 é feito com o vírus vivo e, portanto, não tem o poder de infectar e causar doença. As reações são consequências do estímulo para a produção de anticorpos pelo organismo”, destaca.

Ainda que a imunização seja umas das mais importantes formas de controle da pandemia, é preciso seguir com os outros cuidados mesmo após a aplicação das duas doses da vacina. A clínica-geral lembra que esse recurso não é a cura e sozinho não é capaz de solucionar a disseminação do vírus. “Precisamos seguir com o uso correto de máscara, distanciamento social e higienização das mãos mesmo imunizados. Não podemos relaxar”, alerta.

HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atende em mais de 50 especialidades. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e estar no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2020 e em primeiro lugar na categoria Saúde – Hospitais, conquistado por quatro anos consecutivos.

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.

Tel. (11) 5080-4000

Site: www.hpev.com.br

Facebook: www.facebook.com/HospitalEdmundoVasconcelos/

Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV

YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

Linkedin: www.linkedin.com/company/19027549

Instagram: www.instagram.com/hospitaledmundovasconcelos/

 

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores