sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Mercado & Negócios » Pfizer compra farmacêutica por US$11,6 bilhões

Pfizer compra farmacêutica por US$11,6 bilhões

BENGALURU (Reuters) – A Pfizer disse na última terça-feira que pagará 11,6 bilhões de dólares para comprar a Biohaven Pharmaceutical, fazendo uma grande aposta em sua capacidade de aumentar as vendas de uma nova classe de medicamentos para enxaqueca.

Os conselhos de administração de ambas as empresas aprovaram o acordo. As ações da Biohaven disparam cerca de 70% após o anúncio, para 141,31 dólares, enquanto a Pfizer subiu ligeiramente, para 48,83 dólares.

A farmacêutica nova-iorquina disse que os remédios para enxaqueca da Biohaven podem chegar a 6 bilhões de dólares em vendas anuais em seu pico.

O principal ativo que a Pfizer ganha com a aquisição é o já aprovado Nurtec ODT da Biohaven, que pertence a uma classe de tratamentos de enxaqueca chamados inibidores do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP). A empresa também tem seis outros medicamentos para enxaqueca em desenvolvimento.

O Nurtec, que gerou 462,5 milhões de dólares de vendas em 2021, concorre com duas pílulas inibidoras de CGRP da AbbVie. Os medicamentos mais vendidas da classe são as drogas injetáveis vendidas pela Eli Lilly e Amgen.

A Biohaven prevê vendas do Nurtec de 825 milhões de dólares a 900 milhões de dólares em 2022. A Pfizer disse que espera que as pílulas eventualmente ultrapassem as injeções.

A Pfizer projetou que as pílulas inibidoras de CGRP acabarão representando cerca de 40% das prescrições de medicamentos para enxaqueca, acima dos cerca de 5% atualmente.

Sob os termos do acordo, a Pfizer adquirirá todas as ações da Biohaven que ainda não possui por 148,50 dólares por ação em dinheiro, um ganho de 78,6% em relação ao preço de fechamento de segunda-feira. A empresa assumiu uma participação de 2,6% na Biohaven em novembro.

A Pfizer planeja desmembrar os medicamentos anti-enxaqueca da Biohaven em uma nova empresa de capital aberto, disse a companhia. Os acionistas da Biohaven receberão metade do valor das ações da nova empresa para cada ação da Biohaven que possuem atualmente.

A aquisição é a maior realizada pela Pfizer desde a compra da fabricante de medicamento contra câncer Medivation, por 14 bilhões de dólares, em 2016.

Fonte: Isto é

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores