sexta-feira , 18 outubro 2019
Capa » Mercado & Negócios » Pfizer automatiza processos fiscais com soluções da Engineering

Pfizer automatiza processos fiscais com soluções da Engineering

Farmacêutica descontinua software fiscal para implementar solução nativa SAP e robô baseado em RPA, além do TDF.

Setembro de 2019 – A farmacêutica Pfizer decidiu descontinuar o uso de sua solução fiscal em prol de ferramentas com mais maturidade no controle de seus processos. Para apoiar essa transição, a parceira escolhida foi a Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital, que está implementando suas soluções fiscais, tais como o DP-FISC 4.0, sistema totalmente nativo ao ERP SAP e seu robô fiscal Alfredo, que é baseado em RPA (Robotic Process Automation), além da plataforma de gestão fiscal da SAP, a TDF (Tax Declaration Framework).

“Pesquisamos soluções fiscais de mercado e concluímos que elas não eram preparadas para o TDF, pois, ao contrário do DP-Fisc 4.0, não são integradas nativamente ao sistema de gestão da SAP, ou seja, corrigem as inconsistências apenas na camada da ferramenta, e não diretamente no banco de dados do ERP, gerando duplicidade de informações e, consequentemente, retrabalhos “, explica Marta Lima, gerente tributária da Pfizer.

A primeira etapa do projeto envolveu o diagnóstico dos processos fiscais da Pfizer visando o desenvolvimento de melhorias e parametrizações no SAP ECC para a correta aderência ao TDF e melhor atendimento das obrigações. “Construímos juntos um escopo de pré-requisitos para aprimorar alguns processos, como as automatizações dos cálculos de crédito de PIS, COFINS e CIAP para produtos da indústria farmacêutica, a automatização das Notas Fiscais, além das readequações e revisões para atender o REINF e o Bloco K, entre outras tributações”, pontua Cesar Kazakevicius, head de Tax Solutions da Engineering

Somente nesta etapa de melhorias e parametrizações, a Pfizer obteve redução de 30% no tempo de recebimento de notas fiscais, que agora estão automatizadas por meio de um painel eletrônico, possibilitando, também, a redução e detecção do número de erros, além da mensuração de documentos. “Conseguimos segregar compliance e finanças, dando foco correto para a estratégia da área, o que foi uma mudança cultural na empresa”, acrescenta Márcia.

A segunda fase do projeto compreende a ativação do TDF e do DP-Fisc 4.0 no SAP, possibilitando o atendimento a todas as suas obrigatoriedades fiscais, entre elas SPED-EFD (ICMS+IPI), SPED Contribuições (PIS/ Cofins), SPED ECF, SPED ECD, Bloco K, REINF etc.

Ainda que gerenciadas por sistemas que garantem a qualidade, o controle e a unicidade das informações, as obrigatoriedades dependem de um esforço manual para sua geração, por isso esta onda do projeto também prevê a implementação do robô fiscal Alfredo, que vai automatizar processos repetitivos e, com isso, corroborar para a migração de colaboradores para atividades mais analíticas.

Estamos passando por uma mudança cultural em nossa área fiscal e, de certa forma, nos desafiando a sair de um cenário operacional para controlar melhor as informações que geramos com foco em resultados”, finaliza Marta.

Sobre a Engineering (br.engineering)

A Engineering é uma companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital.

A partir do Digital Transformation, do Business Integration, da TI Consulting e do Outsourcing, a Engineering transforma os processos de negócio das empresas em modelos operacionais alinhados com a Era Digital.

Com matriz na Itália, a multinacional conta com mais de 35 anos de experiência no mercado de TI, sendo reconhecida como um dos maiores grupos da Europa.

Com mais de 10 mil profissionais e projetos em mais de mil clientes de grande porte nos mais diversos mercados, a experiência do grupo aprimora-se ainda mais pelo investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, contando com mais de 250 pesquisadores, além de parcerias com os principais centros de pesquisa e universidades do mundo.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores