sábado , 20 abril 2024
Capa » Farmácias e Medicamentos » Pandemia fortalece busca por assistência farmacêutica

Pandemia fortalece busca por assistência farmacêutica

Drogarias ajudam no controle de comorbidades, como Hipertensão, Dislipidemias e Diabetes

Presentes em todo o território nacional, as farmácias fazem parte do cotidiano dos brasileiros em diferentes fases de sua vida. Durante a pandemia, ganha força o serviço farmacêutico de auxiliar no controle das doenças crônicas não transmissíveis, como o Diabetes, a Hipertensão e as Dislipidemias, comorbidades identificadas como agravantes no tratamento da infecção pelo Novo Coronavírus. Nesses estabelecimentos, portadores de Diabetes, Hipertensão ou Dislipidemia podem fazer a medição regular de seus indicadores, auxiliando no tratamento domiciliar e recebendo a orientação quanto à necessidade de se dirigirem a hospitais e postos de saúde, nem sempre próximos de suas residências e onde a espera geralmente é longa e sujeita a aglomerações das pessoas, explica Frederico Theobaldo, gerente do Projeto de Assistência farmacêutica da Medlevensohn.

“Desde o início da pandemia, muitos portadores dessas doenças têm evitado ir a consultas médicas e relegado o acompanhamento das enfermidades a segundo plano, por receio de se contaminar com o novo coronavírus no trajeto ou na sala de espera. Com a assistência farmacêutica, o controle pode ser realizado de maneira rápida e em um local que fica muito próximo da casa da pessoa, pois há sempre uma drogaria próxima, reduzindo o risco de contaminações”.

Presente há mais de 17 anos no mercado, a Medlevensohn tem em seu portfólio equipamentos utilizados para aferição de glicemia, colesterol, e pressão arterial. Enxergando o potencial do segmento de atenção farmacêutica, a empresa fez uma parceria com o ClinicarX, sistema que permite a emissão de laudos. Assim, o paciente pode levar a informação ao seu médico quando necessário.

“Nas farmácias em que a solução está implementada, é possível fazer a medição dos índices sanguíneos de colesterol e glicemia, bem como da pressão arterial, e armazenar as informações, para que o tratamento recomendado pelo médico de confiança do paciente seja continuado sem qualquer prejuízo”, pontua Frederico.

Futuro da assistência farmacêutica

Embora o serviço ainda não esteja disponível em todo o Brasil, pois ainda depende de uma atualização da RDC 44 pela Anvisa, o executivo da Medlevensohn vislumbra forte potencial nesse tipo de atendimento, sobretudo no período pós-pandemia. Hoje, a RDC 44 autoriza apenas a realização dos testes de glicemia, pressão arterial e Covid-19 (este último mediante a publicação da RDC 377 em 28 de abril passado). E várias regiões do Brasil, como o estado do Rio Grande do Sul e o Distrito Federal, já possuem regulamentações próprias que autorizam a realização de outros testes.

“A chegada do novo coronavírus reforçou a busca por atendimentos que possam ser prestados remotamente ou em locais próximos. Praticamente todos os brasileiros têm farmácias nos arredores de suas casas. Por isso, nós identificamos um potencial de crescimento em um ano desse tipo de assistência, em torno de 20% da rede nacional de farmácias, que gira em torno de 80 mil estabelecimentos”, avalia.

A Medlevensohn vem trabalhando em sua própria plataforma, o MedSis. Esta solução, que será ofertada em locais onde não há presença da parceria com ClinicarX, nasceu de uma necessidade do MedMóvel, van adaptada na qual são realizados exames de glicemia, colesterol e aferição de pressão arterial, dentre outros.

“O fortalecimento da assistência farmacêutica e sua expansão a todo o País é muito importante para que os brasileiros se cuidem mais, passando a acompanhar regularmente seus níveis de pressão, colesterol e glicemia. Com fácil acesso a esses serviços, a triagem e o acompanhamento destas doenças, várias complicações e mortes poderão ser evitadas”, conclui Frederico.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores