terça-feira , 16 abril 2024
Capa » Medicina » Palestrante apresenta cinco saúdes fundamentais para prevenir sintomas da depressão

Palestrante apresenta cinco saúdes fundamentais para prevenir sintomas da depressão

A depressão, doença considerada como “o mal do século”, já atinge 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e tem sido causadora de uma série de suicídios. Em 2015, a CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) criaram o Setembro Amarelo, mês conhecido pela intensa batalha a fim da prevenção de suicídios.  

Aliado ao movimento, o coach palestrante, escritor e advogado criminalista, Dr. Antônio Marcos, idealizou as 5 saúdes fundamentais para evitar a depressão. São elas: Saúde Financeira, Saúde Familiar, Saúde Espiritual, Saúde Física e Saúde Social. Todas elas são explicadas no livro “Dos Canaviais para os Tribunais” (2016), obra de cunho do advogado.

O título do livro justifica a história do Dr. Marcos, que era cortador de cana em sua terra natal, desprovido de qualquer estrutura social que pudesse lhe transformar num advogado bem-sucedido e em contador de histórias de superação que ajudam outras pessoas a superar problemas.

A Saúde Familiar “envolve casamentos, relacionamentos com filhos e toda a percepção que está dentro dos nossos lares – alguns mais presentes outros menos. Dificuldades em relacionamento ficam evidenciados nos dias de hoje por conta das drogas, casais se separando, irmãos brigando entre si por herança, etc. Ter o equilíbrio desta saúde é fundamental para harmonia familiar”, declara o palestrante.

Já o equilíbrio Espiritual mostra que cada pessoa, seja qual for a crença, deve se concentrar na sua força interior, buscando “a essência interna, independente de religião.  Isso nos auxiliará a ter uma vida mais coerente e equilibrada. Ter espiritualidade é reconhecermos a necessidade de uma força maior, aquilo que está além das nossas emoções ou razões”, diz.

Entre estas premissas, existe a importância da busca pela organização Financeira, tendo em vista que se vive em uma sociedade consumista. “Quando passamos por dificuldades financeiras, certamente, temos a percepção alterada, afinal, qual pai de família suportaria ver a necessidades básicas de um filho e não ter dinheiro suficiente para supri-las? Vivemos em um país capitalista, no qual ter dinheiro é a solução de todos os problemas”, ressaltou Marcos.

A importância da Saúde Física é tão grande quantos as outras. Executar exercícios libera endorfina pela glândula hipófise e gera sensação de bem-estar, por isso “o ideal é que tenhamos uma vida saudável lazer, atividade física, exames periódicos, alimentação e etc.  A Saúde Física deve ser equalizada com as demais saúdes”, falou.

A última das saúdes, porém não menos importante, é a Social. “Se considerarmos as saúdes anteriores, vamos perceber que não farão sentindo se não tivermos convívio em sociedade (amigos, vizinhos, pessoas da comunidade ou grupos de interesse em comum). Isso é fundamental para vivermos bem”, terminou o coach.

A adesão a estes ensinamentos é fundamental, dado que cada indivíduo deve passar por uma profunda reflexão e se nutrir de bons pensamentos.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores