sábado , 6 junho 2020
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Oito projetos brasileiros são selecionados para programa de aceleração da Neo Química

Eles estão entre os oito negócios sociais do país escolhidos pela Neo Acelera. Iniciativa da Neo Química, apoiada pela Yunus Corporate Social Innovation, visa promover o avanço da atenção primária à saúde no país.

Oito projetos, com impacto social na saúde, acabam de ser selecionados para programa de aceleração da Neo Química: Hisnëk, OrienteMe e Brightmed Remédio Digital (braço social), UPSaúde Health Tech, da Paraíba; Preveni, do Paraná; Portal Superação, Ponto Care e Medicamentos Inteligentes foram selecionados para participar do programa até outubro deste ano.

A iniciativa da marca, apoiada pela Yunus Corporate Social Innovation, visa promover o avanço da atenção primária à saúde no Brasil, apoiando projetos empreendedores que gerem benefícios nas comunidades em que atuam.

A Neo Acelera é a primeira aceleradora de saúde do país com foco em inovação social e direcionada aos desafios da atenção primária, que envolve cuidados integrados, acessíveis e baseados na comunidade. Trata-se de uma das dez prioridades da Organização Mundial de Saúde para 2019.

Conheça os projetos:

OrienteMe

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 25% da população mundial será afetada por transtornos mentais ao longo da vida. No Brasil, a população tem o maior nível de ansiedade do mundo e o segundo maior nível de depressão das Americas.

Para reduzir os efeitos adversos de transtornos mentais como, por exemplo, burnout, estresse e depressão, três irmãos criaram a OrienteMe, uma plataforma inovadora que oferece atendimento ilimitado de psicólogos pelo app ou site.

O principal público da OrienteMe é corporativo, ou seja, de colaboradores de empresas. Pela plataforma, o departamento de RH das companhias tem acesso a indicadores de grupos de funcionários (para manter o sigilo de cada usuário), que apontam o nível de risco da população e a evolução do bem-estar da equipe.

Para Daniela S. Haidar Chohfi, uma das fundadoras, a OrienteMe ajuda as pessoas a quebrarem as principais barreiras pelas quais não fazem terapia, oferecendo preços mais acessíveis, consultas sem necessidade de agendamento e maior compatibilidade com o profissional de atendimento. Se for o caso, o paciente pode se consultar de forma anônima.

Em dois anos, a OrienteMe já atendeu mais de 12 mil pessoas, 50% das quais nunca havia feito terapia anteriormente.

Hisnek

A empresa surgiu em 2014, quando a economista Carolina Dassie, 35 anos, notou os lanches nada saudáveis que as pessoas costumavam fazer entre as refeições.  Hoje, o objetivo da startup é muito maior do que oferecer snacks saudáveis: fazer com seus clientes cuidem da saúde e tenham melhor qualidade de vida.

Além da oferta de snacks, a startup oferece acompanhamento por meio da Ivi (Inteligência Virtual Interativa), uma robô de inteligência artificial que funciona como uma assistente virtual de bem-estar e saúde aos clientes. Na área corporativa, por exemplo, ela é muito utilizada para acompanhar os funcionários nos pilares de alimentação e nutrição, saúde mental e atividade física. Cada pilar tem um objetivo preventivo a fim de evitar, por exemplo, doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto e burnout, além de tirar as pessoas do sedentarismo.

Além disso, a Ivi gera um relatório para que a área de Recursos Humanos da empresa contratante entenda como está sua população e saiba quais ações preventivas serão as mais efetivas para seus funcionários. Hoje, a plataforma conta com 10 funcionários entre internos e terceirizados e já beneficiou cerca de 80 mil pessoas.

 Brightmed Remédio Digital (braço social)

O braço social da Brightmed Remédio Digital é responsável pelo desenvolvimento do processo de aplicação de um medicamento digital capaz de tratar dores crônicas. Trata-se de um aparelho programado para, em contato com a pele, irradiar luz em intensidades específicas nos locais de dor. Além do tratamento, também pode ser utilizado na prevenção e recuperação.  As sessões duram geralmente menos de 30 minutos, de duas a três vezes por semana.

A estratégia terapêutica é adequada para tratar dores crônicas debilitantes como, por exemplo, artrites, artrose de coluna e joelho, dores de cabeça, dores após lesões, traumas etc.

O próximo passo da startup é refinar o sistema de inteligência artificial que calcula quanto de luz deve ser fornecido para cada condição e cada paciente, a fim de obter o melhor resultado terapêutico.

“No programa de aceleração, o projeto pretende adequar o modelo de atendimento para outras regiões do Brasil e democratizar o acesso ao tratamento, construindo, assim, a atuação de impacto social da empresa junto ao mercado de saúde”, diz Marcelo Sousa, físico e o responsável pela startup de fotomedicina, área que faz uso de fontes de luz para produção de remédios gerados pelo próprio corpo.

Programa de aceleração

O programa de aceleração foi criado em maio deste ano para celebrar os 60 anos de fundação da Neo Química. A marca é uma das pioneiras no desenvolvimento de similares e de genéricos no Brasil.

Os negócios sociais foram escolhidos com base em quatro critérios: potencial de impacto socioambiental; alcance ou previsão de sustentabilidade financeira; qualificação de equipe de empreendedores responsável; e potencial de escalabilidade ou replicabilidade da solução.

O grupo passará por um programa de três meses de aceleração com encontros presenciais, de capacitação do empreendedor e do seu negócio, mentorias de experts do mercado e acompanhamento semanal da equipe da Yunus Corporate Social Innovation. Os empreendimentos poderão receber um investimento de R$ 150 mil para desenvolver e aumentar o impacto do negócio.

Sobre a Neo Química

A Neo Química tem seis décadas de história, ao longo das quais se consolidou como uma das principais marcas do setor farmacêutico brasileiro. É líder nos mercados de similares e genéricos em que está presente, detendo um portfólio mais de 80 moléculas e 160 apresentações de genéricos; e mais de 140 marcas e 240 apresentações de similares. Em 2018, a marca foi responsável por cerca de um terço do faturamento líquido da Hypera Pharma.

Sobre a Yunus Corporate

A Yunus Corporate é a unidade de negócios da Yunus Negócios Sociais que tem como objetivo criar projetos de inovação com grandes corporações, com foco em impacto social. Tem como missão primordial apoiar grandes corporações a incorporarem impacto social em suas estratégias de negócios – fortalecendo, assim, sua relevância frente a clientes e stakeholders e, finalmente, aumentando as chances de perpetuação dos seus negócios no futuro.

Com atuação local e global, já foram criados projetos especiais em parceria com Ambev, Johnson & Johnson, Caixa, Cielo, Nestlé, entre outros importantes players de diversos segmentos.

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