Eles estão entre os oito negócios sociais do país escolhidos pela Neo Acelera. Iniciativa da Neo Química, apoiada pela Yunus Corporate Social Innovation, visa promover o avanço da atenção primária à saúde no país.
Oito projetos, com impacto social na saúde, acabam de ser selecionados para programa de aceleração da Neo Química: Hisnëk, OrienteMe e Brightmed Remédio Digital (braço social), UPSaúde Health Tech, da Paraíba; Preveni, do Paraná; Portal Superação, Ponto Care e Medicamentos Inteligentes foram selecionados para participar do programa até outubro deste ano.
A iniciativa da marca, apoiada pela Yunus Corporate Social Innovation, visa promover o avanço da atenção primária à saúde no Brasil, apoiando projetos empreendedores que gerem benefícios nas comunidades em que atuam.
A Neo Acelera é a primeira aceleradora de saúde do país com foco em inovação social e direcionada aos desafios da atenção primária, que envolve cuidados integrados, acessíveis e baseados na comunidade. Trata-se de uma das dez prioridades da Organização Mundial de Saúde para 2019.
Conheça os projetos:
OrienteMe
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 25% da população mundial será afetada por transtornos mentais ao longo da vida. No Brasil, a população tem o maior nível de ansiedade do mundo e o segundo maior nível de depressão das Americas.
Para reduzir os efeitos adversos de transtornos mentais como, por exemplo, burnout, estresse e depressão, três irmãos criaram a OrienteMe, uma plataforma inovadora que oferece atendimento ilimitado de psicólogos pelo app ou site.
O principal público da OrienteMe é corporativo, ou seja, de colaboradores de empresas. Pela plataforma, o departamento de RH das companhias tem acesso a indicadores de grupos de funcionários (para manter o sigilo de cada usuário), que apontam o nível de risco da população e a evolução do bem-estar da equipe.
Para Daniela S. Haidar Chohfi, uma das fundadoras, a OrienteMe ajuda as pessoas a quebrarem as principais barreiras pelas quais não fazem terapia, oferecendo preços mais acessíveis, consultas sem necessidade de agendamento e maior compatibilidade com o profissional de atendimento. Se for o caso, o paciente pode se consultar de forma anônima.
Em dois anos, a OrienteMe já atendeu mais de 12 mil pessoas, 50% das quais nunca havia feito terapia anteriormente.
Hisnek
A empresa surgiu em 2014, quando a economista Carolina Dassie, 35 anos, notou os lanches nada saudáveis que as pessoas costumavam fazer entre as refeições. Hoje, o objetivo da startup é muito maior do que oferecer snacks saudáveis: fazer com seus clientes cuidem da saúde e tenham melhor qualidade de vida.
Além da oferta de snacks, a startup oferece acompanhamento por meio da Ivi (Inteligência Virtual Interativa), uma robô de inteligência artificial que funciona como uma assistente virtual de bem-estar e saúde aos clientes. Na área corporativa, por exemplo, ela é muito utilizada para acompanhar os funcionários nos pilares de alimentação e nutrição, saúde mental e atividade física. Cada pilar tem um objetivo preventivo a fim de evitar, por exemplo, doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto e burnout, além de tirar as pessoas do sedentarismo.
Além disso, a Ivi gera um relatório para que a área de Recursos Humanos da empresa contratante entenda como está sua população e saiba quais ações preventivas serão as mais efetivas para seus funcionários. Hoje, a plataforma conta com 10 funcionários entre internos e terceirizados e já beneficiou cerca de 80 mil pessoas.
Brightmed Remédio Digital (braço social)
O braço social da Brightmed Remédio Digital é responsável pelo desenvolvimento do processo de aplicação de um medicamento digital capaz de tratar dores crônicas. Trata-se de um aparelho programado para, em contato com a pele, irradiar luz em intensidades específicas nos locais de dor. Além do tratamento, também pode ser utilizado na prevenção e recuperação. As sessões duram geralmente menos de 30 minutos, de duas a três vezes por semana.
A estratégia terapêutica é adequada para tratar dores crônicas debilitantes como, por exemplo, artrites, artrose de coluna e joelho, dores de cabeça, dores após lesões, traumas etc.
O próximo passo da startup é refinar o sistema de inteligência artificial que calcula quanto de luz deve ser fornecido para cada condição e cada paciente, a fim de obter o melhor resultado terapêutico.
“No programa de aceleração, o projeto pretende adequar o modelo de atendimento para outras regiões do Brasil e democratizar o acesso ao tratamento, construindo, assim, a atuação de impacto social da empresa junto ao mercado de saúde”, diz Marcelo Sousa, físico e o responsável pela startup de fotomedicina, área que faz uso de fontes de luz para produção de remédios gerados pelo próprio corpo.
Programa de aceleração
O programa de aceleração foi criado em maio deste ano para celebrar os 60 anos de fundação da Neo Química. A marca é uma das pioneiras no desenvolvimento de similares e de genéricos no Brasil.
Os negócios sociais foram escolhidos com base em quatro critérios: potencial de impacto socioambiental; alcance ou previsão de sustentabilidade financeira; qualificação de equipe de empreendedores responsável; e potencial de escalabilidade ou replicabilidade da solução.
O grupo passará por um programa de três meses de aceleração com encontros presenciais, de capacitação do empreendedor e do seu negócio, mentorias de experts do mercado e acompanhamento semanal da equipe da Yunus Corporate Social Innovation. Os empreendimentos poderão receber um investimento de R$ 150 mil para desenvolver e aumentar o impacto do negócio.
Sobre a Neo Química
A Neo Química tem seis décadas de história, ao longo das quais se consolidou como uma das principais marcas do setor farmacêutico brasileiro. É líder nos mercados de similares e genéricos em que está presente, detendo um portfólio mais de 80 moléculas e 160 apresentações de genéricos; e mais de 140 marcas e 240 apresentações de similares. Em 2018, a marca foi responsável por cerca de um terço do faturamento líquido da Hypera Pharma.
Sobre a Yunus Corporate
A Yunus Corporate é a unidade de negócios da Yunus Negócios Sociais que tem como objetivo criar projetos de inovação com grandes corporações, com foco em impacto social. Tem como missão primordial apoiar grandes corporações a incorporarem impacto social em suas estratégias de negócios – fortalecendo, assim, sua relevância frente a clientes e stakeholders e, finalmente, aumentando as chances de perpetuação dos seus negócios no futuro.
Com atuação local e global, já foram criados projetos especiais em parceria com Ambev, Johnson & Johnson, Caixa, Cielo, Nestlé, entre outros importantes players de diversos segmentos.