Após três ensaios clínicos de fase 3 com 3 mil participantes dos Estados Unidos, Canadá e da Europa, a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora americana, aprovou o medicamento oral não não hormonal Veozah (fezolinetant) para tratar episódios moderados a graves.
A droga funciona atingindo o neurônio do cérebro que fica descontrolado quando o estrogênio cai, processo que geralmente ocorre em mulheres durante a menopausa.
O Veozah oferece às mulheres uma “opção de tratamento segura e eficaz”, disse a Janet Maynard, diretora do Escritório de Doenças Raras, Pediatria, Urologia e Medicina Reprodutiva da FDA, em um comunicado.
No Brasil, não existem remédios específicos sem hormônios para tratar os sintomas da menopausa, embora alguns antidepressivos, anticonvulsivantes e anti-hipertensivos sejam utilizados de forma off-label (uso diferente da bula).
As ondas de calor ou fogachos, também chamadas de sintomas vasomotores, afetam cerca de 75% das mulheres na menopausa e na perimenopausa (período de transição que antecede a última menstruação).