Material visa promover uma abordagem respeitosa e informada sobre a obesidade, com base em evidências científicas, para apoiar a conscientização e reduzir os estigmas relacionados à doença
São Paulo, dezembro de 2024 – A Novo Nordisk, líder global em saúde, desenvolveu um guia sobre obesidade voltado para comunicadores, com o objetivo de promover uma compreensão abrangente da doença crônica que afeta mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo¹ e mais de 60% da população brasileira². O material oferece informações relevantes sobre como comunicar a obesidade de maneira respeitosa e responsável, enfatizando a seriedade dessa condição, que impacta milhões de vidas e requer suporte adequado.
Ricardo Castellani, Gerente Sênior de Comunicação da Novo Nordisk no Brasil, destaca a importância de combater os estigmas associados à obesidade, principalmente por meio do tipo de discurso, termos e imagens utilizadas na comunicação sobre o tema. “Enxergamos os comunicadores como parceiros-chave nessa jornada, ajudando a construir uma narrativa mais respeitosa e livre de preconceitos, que desconstrua estereótipos prejudiciais e forneça uma representação mais humana e empática das pessoas com obesidade”, explica.
O guia busca proporcionar aos comunicadores uma maneira simples, educativa e mais humana de abordar o tema, criando espaço para um diálogo mais saudável e informativo, através da tradução de conteúdo científico de alta qualidade, embasado por fontes confiáveis e com a colaboração da equipe médica da companhia. “Em tempos em que a desinformação e os estigmas ainda são predominantes, temos um papel fundamental em promover uma discussão mais empática e baseada em evidências”, conclui Castellani.
A endocrinologista e gerente médica da Novo Nordisk, Marcela Caselato, enfatiza a importância de esclarecer para a população que a obesidade é uma doença crônica: “Não é uma questão de falta de caráter, falta de vontade, preguiça, desleixo ou indisciplina, características que levam a estereótipos e nutrem estigmas e preconceitos. Se trata de uma condição crônica, complexa e que está associada a mais de 200 comorbidades, como o diabetes tipo 2, as doenças do coração, a hipertensão e a alguns tipos de câncer”, explica a especialista.
Desde 2016, a Novo Nordisk mantém um movimento de conscientização sobre obesidade em diversos canais digitais. Sob o nome “Meu Peso, Minha Jornada”, a campanha visa sensibilizar, conscientizar e instruir a sociedade sobre a obesidade. O site da campanha (www.meupesominhajornada.com.br) oferece uma variedade de conteúdos, que inclui uma calculadora de IMC, diversos artigos, entre outros recursos para ampliar a compreensão da população sobre a doença.
Para fazer o download do manual, clique aqui.
Referências
Sobre a campanha Meu Peso, Minha Jornada
A campanha Meu Peso, Minha Jornada, visa sensibilizar, conscientizar e instruir a sociedade sobre a obesidade, uma doença crônica que requer tratamento e apoio de uma equipe multidisciplinar. Oferece informações baseadas na ciência para pessoas acima do peso ideal, que desejam iniciar sua jornada para tomar o controle de sua saúde, com o suporte e orientação de profissionais. Para conhecer mais sobre a campanha e calcular o seu IMC, acesse www.meupesominhajornada.com.br. Siga a campanha nas redes sociais: Instagram e Facebook.
Sobre a Novo Nordisk
Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar doenças. A Novo Nordisk emprega mais de 64 mil pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 nações. No Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com mais de 2 mil funcionários. Está presente em três estados, com um escritório administrativo em São Paulo (SP), um centro de distribuição em São José dos Pinhais (PR) e um site produtivo em Montes Claros (MG), reconhecido como a maior fábrica de insulinas do Brasil e América Latina. Para mais informações, visite o site e siga nossos perfis oficiais nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.