quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » Novo guia do ministério da saúde reconhece e descomplica alimentação de crianças vegetarianas e veganas

Novo guia do ministério da saúde reconhece e descomplica alimentação de crianças vegetarianas e veganas

O novo Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos traz duas páginas sobre crianças vegetarianas e veganas. A construção do documento contou com contribuição técnica da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

A nova edição do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos traz, pela primeira vez, informações detalhadas aos pais que decidirem optar por uma alimentação vegetariana ou vegana.

O material foi elaborado com contribuições científicas feitas pela Sociedade Vegetariana Brasileira, por meio da então responsável da área de Nutrição Materno-Infantil da SVB, a nutricionista Aline Vieira.

Além da classificação de cada regime alimentar (vegetariano, ovovegetariano, ovolactovegetariano, lactovegetariano, vegetariano estrito e vegano), o trecho reforça a importância da amamentação e da escolha por alimentos naturais como legumes, verduras, feijões e frutas para o desenvolvimento das crianças.

Mesmas regras de qualquer introdução alimentar

O princípio básico da amamentação e introdução alimentar vale igualmente para crianças vegetarianas ou não: nos primeiros seis meses de vida a criança deve receber apenas leite materno, e até os dois anos deve continuar a recebê-lo além dos outros alimentos.

No almoço e no jantar, diariamente, o Guia orienta que devem estar presentes: um alimento do grupo de cereais/tubérculos/raízes; um do grupo dos feijões (leguminosas); dois ou mais tipos de legumes e verduras (um vegetal folhoso verde-escuro e um legume colorido); além de uma fruta – que, se rica em vitamina C, contribui para aumentar a absorção do ferro da refeição.

O documento ressalta também que o acompanhamento por profissionais de saúde (monitorando o crescimento e desenvolvimento) é importante não apenas para a criança vegetariana ou vegana, mas para qualquer criança. Sugere-se uma atenção especial à vitamina B12.

Thaísa Navolar, nutricionista e organizadora do livro “Alimentação para Bebês e Crianças Vegetarianas até 2 Anos de Idade” (SVB, 2019), explica que muitos pais são desencorajados a oferecer alimentação vegetariana aos seus filhos por falta de informação. “A introdução alimentar vegetariana ou vegana deve ser feita com atenção aos grupos alimentares presentes no prato, como para qualquer outra criança. Fazendo isso, não há nenhuma dificuldade”.

Bom para o planeta

O guia reforça que a amamentação materna contribui para não apenas para a segurança alimentar e nutricional (e saúde da mulher e da criança, e formação de vínculo afetivo), mas também para a sustentabilidade ambiental, “dispensando a produção leiteira animal – reduzindo, assim, seu impacto na natureza e evitando resíduos que contribuem para a emissão do gás metano, com resultado direto no efeito estufa”.

Introduzindo alimentos com consciência

Além das duas páginas sobre crianças vegetarianas, as cerca de 260 páginas da publicação trazem outras orientações pertinentes e importantes para o aleitamento e introdução alimentar saudável – determinando, por exemplo, que ultraprocessados como biscoitos, bolachas, sucos artificiais e refrigerantes não devem fazer parte da alimentação da criança nesta fase.

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de quatro milhões de crianças estão acima do peso no Brasil e mais de dois milhões têm sobrepeso. Os números são ainda mais complicados quando considerados os casos de obesidade (um milhão) e obesidade infantil grave (750 mil). Entre as menores de cinco anos, quase 20% têm excesso de peso.

Para Alessandra Luglio, nutricionista e Coordenadora do Departamento de Saúde e Nutrição da SVB, a epidemia de obesidade enfrentada pelos brasileiros tem a ver com o que aprendemos a comer. “O brasileiro hoje come cerca de 300 gramas de carnes por dia, incluindo carnes processadas e embutidas, e esse hábito começa na primeira infância”, argumenta. “Os produtos de origem animal têm alto teor de gorduras saturadas e colesterol. Precisamos começar a falar mais não apenas da viabilidade, mas das vantagens da alimentação vegana desde cedo na prevenção de doenças e promoção de qualidade de vida”.

Saiba mais

Para quem quiser mais informações sobre o guia publicado pelo Ministério da Saúde ou então baixar o material completo, é possível acessar o material na íntegra por meio do link: https://www.svb.org.br/images/guia_da_crianca_2019.pdf

A SVB também oferece desde o começo de 2019 um Guia completo e gratuito sobre Alimentação Vegetariana para Bebês e Crianças até 2 anos de idade no endereço www.svb.org.br/maternoinfantil 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores