terça-feira , 23 abril 2024
Capa » Hospitais » Novo equipamento de hemodinâmica diminui drasticamente a radiação emitida

Novo equipamento de hemodinâmica diminui drasticamente a radiação emitida

Utilizado em procedimentos cardiológicos, vasculares e na radiologia, equipamento instalado no Hospital Santa Catarina (SP) visualiza todas as ramificações para obter a projeção ideal e detectar uma lesão ou bifurcação sem o uso adicional de raios-X ou contraste.

A radiação emitida durante a realização de alguns exames é uma questão que pode trazer muitos problemas a médio e longo prazo para os médicos. Para atenuar esse problema, uma nova plataforma de terapia guiada por imagem busca reduzir consideravelmente esse tipo de radiação.

Adquirido recentemente pelo Hospital Santa Catarina (SP), o equipamento de hemodinâmica Azurion, da Philips, utiliza a tecnologia Clarity, que faz ajustes em tempo real e controla a dose de radiação adequada para cada tipo de procedimento. A exibição em 3D do funcionamento do procedimento proporciona uma experiência de interface para o usuário que otimiza o desempenho da sala de intervenção, levando um cuidado superior ao oferecido pelo mercado aos pacientes.

“O novo equipamento é utilizado em procedimentos de cardiologia intervencionista, radiologia intervencionista, cirurgia vascular e cardíaca. O software CT Trueview, por exemplo, ajuda a estimar a extensão da lesão obstrutiva e facilita aos profissionais a visualização de todas as ramificações. Isso, consequentemente, torna possível obter a projeção ideal e detectar uma lesão ou bifurcação sem o uso adicional de raios-X ou contraste”, esclarece Dr. Fernando de Andrade Leal, diretor técnico do Hospital Santa Catarina.

Novidade também possibilita impressões tridimensionais e conta com mais de 500 parâmetros

Outros softwares do equipamento possibilitam outras funções inovadoras, como o planejamento e implante da válvula aórtica em tempo real, pelo Heartnavigator. “O Xperct Dual possibilita impressões tridimensionais da angiografia rotacional, estruturando em tempo real vascularizações complexas e a árvore arterial coronariana”, diz Dr. Fernando.

A tecnologia Clarity conta com mais de 500 parâmetros do sistema clinicamente ajustados, que proporcionam a filtração de mais radiação e o uso de pontos focais menores, além de pulsos mais breves com a tecnologia de comutação de grade do tubo MRC.

Em contato constante com os equipamentos que emitem radiação, os médicos acabam por receber uma alta dose diária. Com a utilização do Azurion, a saúde desses profissionais da medicina será muito menos afetada, recebendo níveis de radiação acentuadamente menores.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina, que completou 112 anos de fundação em 2018, prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, a qual compõe uma rede social que atua nos eixos da saúde, educação e assistência social. Congrega cerca de 13 mil colaboradores, distribuídos em diversas obras sociais e programas de apoio em sete estados brasileiros.

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 324 leitos, sendo 85 de UTI, 16 salas de cirurgia, cinco Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar) e pronto atendimento 24 horas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores