terça-feira , 21 setembro 2021
Capa » Indústria farmacêutica veterinária » Novidade no mercado pet: colágeno ajuda cães, gatos e cavalos idosos e com doenças articulares a recuperar movimentos

Novidade no mercado pet: colágeno ajuda cães, gatos e cavalos idosos e com doenças articulares a recuperar movimentos

Com base em pesquisas, especialistas apontam que com a suplementação com proteínas de colágeno da GELITA é possível observar a regeneração de cartilagem em cães, gatos e até cavalos

A suplementação alimentar com combinações específicas de peptídeos de colágeno tem ajudado cães, gatos e cavalos idosos e atletas ou com doenças articulares a sentir menos dores, a mancar menos e a ter maior mobilidade, o que garante melhor qualidade de vida para esses animais. De forma preventiva, a proteína também pode ser indicada para animais jovens e adultos.

Com base em pesquisas científicas, especialistas da área afirmam que está cada vez mais comprovado que o colágeno (que corresponde a 30% das proteínas do organismo humano) é benéfico não apenas para a nossa saúde, como também para a dos animais de estimação.

“A osteoartrite, doença articular degenerativa que destrói as cartilagens, afeta mais de 20% dos cães com mais de um ano de idade. E 90% dos gatos com mais de sete anos têm degeneração articular”, afirma o veterinário Allan Romulo Ferreira Muche, sócio proprietário da Univittá Saúde Animal e da Nanofarma. “O ganho com o peptídeo de colágeno para pets em situações como essas é visível já na segunda semana de suplementação diária.”

Daniella Serrano, executiva de novos negócios da GELITA, multinacional que fabrica gelatinas e colágenos, afirma que, assim como para os humanos, já há uma série de opções de suplementos alimentares compostos por colágeno no mercado pet. Segundo ela, porém, o consumidor deve ficar atento, porque nem todos os colágenos são iguais e é importante buscar os produtos que apresentam os benefícios comprovados cientificamente como os peptídeos de colágeno.

Estudos

A GELITA tem em seu portfólio o PETAGILE®, produto inovador obtido a partir de uma combinação específica de peptídeos bioativos de colágeno que atuam diretamente no combate ao desgaste nas articulações causado durante o processo natural de envelhecimento dos animais, o excesso de peso e até mesmo devido a questões genéticas características de algumas raças. O produto faz parte da composição dos mais eficazes suplementos de colágeno para animais do país.

De acordo com Daniella Serrano, estudos pré-clínicos em condrócitos (células maduras) de caninos e clínicos em cães com artrite demonstraram a eficácia do tratamento com PETAGILE® no manejo de osteoartrite. O produto quebra o ciclo vicioso de degeneração das articulações abordando a causa raiz da doença, O que não acontece com os colágenos tradicionais oferecidos no mercado, sem comprovação dos seus resultados”, explica a executiva da GELITA.

Estudos in vitro também demonstraram que a biossíntese de moléculas da matriz da cartilagem aumentou significativamente após a exposição de PETAGILE® aos condrócitos caninos. Os veterinários dos estudos clínicos observaram, ainda, uma diminuição contínua da claudicação (ato de mancar) dos cães com osteoartrite no decorrer do tratamento com o peptídeo bioativo de colágeno. Tutores também observaram maior vitalidade dos cães durante o período de estudo.

A eficácia do PETAGILE® administrado por via oral em cavalos com osteoartrite leve a moderada também foi demonstrada em dois estudos, com redução significativa na claudicação e melhoria da doença nesses animais.

Regeneração

“Existem suplementos no mercado que dizem agir nos tecidos e nas cartilagens dos animais, mas não mostram resultados de regeneração, apenas reduzem quadros de inflamação. A diferença, como vemos nas pesquisas, é que a tecnologia de cada produto tem ações variadas, da mera redução de inflamação até a regeneração efetiva da cartilagem perdida por meio da estimulação da produção natural do colágeno pelo organismo”, afirma Daniella.

De acordo com o veterinário, é essencial que o tutor peça ajuda de um especialista para escolher a suplementação correta e eficaz para o seu animal. “O peptídeo de colágeno pode ser suplementado mesmo para animais jovens e adultos, como forma de diminuição das doenças degenerativas. Por isso, consultar um veterinário é essencial”, diz Muche.

Sobre a GELITA

A GELITA é líder na fabricação e fornecimento de gelatina e colágeno. Com sede em Eberbach, Alemanha, possui três unidades no Brasil – Cotia (SP), Mococa (SP) e Maringá (PR). Presente nos cinco continentes, a empresa fornece para clientes ao redor do mundo produtos da mais alta qualidade, profundo conhecimento técnico e soluções inovadoras. Com mais de 140 anos de história, mais de 20 sites em todo o mundo e uma equipe altamente especializada, está inserida em nosso dia a dia em diversos produtos. O longo histórico de inovação é um dos principais diferenciais da empresa familiar que busca continuamente por novas soluções para os segmentos de alimentos, farmacêutico, saúde e nutrição e aplicações técnicas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores