sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Notícias » Novartis promove evento com residentes de Cardiologia

Novartis promove evento com residentes de Cardiologia

Segunda edição acontece nos dias 3 e 4 de maio com 100 residentes de Cardiologia de todo o país.

 São Paulo, abril de 2019 – Realizada pela farmacêutica Novartis, o evento #TrilhaCardio inova ao acrescentar aos formatos tradicionais de eventos médicos, além de estudos clínicos e dados científicos, conteúdo sobre gestão financeira, marketing médico e gestão de carreira.

Ao longo do encontro, a Insuficiência Cardíaca será tratada não só em palestras, mas em dinâmicas lúdicas e inovadoras realizadas ao ar livre, com a cara dos millenials. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de maio, no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas, e a expectativa é reunir cerca de 100 residentes de todo o país. “Os residentes são o futuro da medicina e o objetivo do evento é justamente transformar esse grupo em influenciadores sobre o assunto, apoiando o desenvolvimento da carreira desse jovem profissional”, destaca Carolina Aldworth, diretora médica de Cardiologia da Novartis.

Um outro fator extremamente importante é “apoiar os residentes em questões não usuais, como entender melhor como exercer sua profissão, a atentar para habilidades essenciais como liderança, espírito de equipe, proatividade, empatia e excelência na execução de tarefas”, como complementa Andréia Loures-Vale, Gerente Médica e responsável pela idealização e realização desse evento.

Os participantes do #TrilhaCardio vão participar de diversas atividades, desde avaliação de conteúdo científico até dinâmicas externas, e a equipe vencedora ganhará a ida ao Congresso Brasileiro de Cardiologia, considerado o principal fórum científico da área no país, que acontece em setembro em Porto Alegre (RS). Isso só é possível graças à parceria e apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Romeu Alves Ramos Júnior participou da primeira edição do evento, em 2018, e foi um dos contemplados para participar do Congresso. O médico relata a experiência: o modelo inovador do evento me surpreendeu, não é sempre que há um evento com foco em residentes. Além de desenvolver habilidade de gestão através das palestras e atividades, pude enriquecer meus conhecimentos sobre prática clínica, os quais foram cruciais para a minha carreira médica”, acrescentou.

Insuficiência Cardíaca em foco

A Insuficiência Cardíaca afeta aproximadamente três milhões de pessoas somente no Brasil1. E dados mostram que a prevalência da doença vem aumentando em todo o mundo2, tornando-se um grave problema de saúde pública3.

Além da alta prevalência, a IC é uma doença que tem grande impacto na qualidade de vida do paciente e alto risco de morte. Cerca de 50% dos pacientes não sobrevivem após 5 anos do diagnóstico4. De acordo com estudos, a IC provoca de duas a três vezes mais mortes do que cânceres avançados, tais como o de intestino e de mama5.

O paciente diagnosticado enfrenta repetidas internações e sintomas como falta de ar nas práticas de atividades físicas6, inchaços nos tornozelos e pés6, e tosse persistente7, que impactam a realização de atividades cotidianas e, consequentemente, na qualidade de vida8.

Do ponto de vista de saúde pública, a doença representa um peso importante e crescente para a economia, gerando uma perda de 22 bilhões de reais à economia do País, por custos no sistema de saúde e redução de produtividade1.

Para Carolina, o evento funciona contribui com o ecossistema da saúde brasileira. “O profissional de saúde fica mais motivado e habilitado a entender o paciente e as possibilidades de tratamento. Já o paciente, por consequência, torna-se mais empoderado, apropriando-se de informações sobre a doença, aderindo corretamente ao tratamento, estreitando a relação médico-paciente”, explica.

Sobre a Novartis

 A Novartis está reinventando a medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas. Como líder global em medicamentos, utilizamos inovações científicas e tecnologias digitais para criar tratamentos transformadores em áreas de grande necessidade médica. Com foco na descoberta de novos medicamentos, estamos entre as principais empresas do mundo que investem consistentemente em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 105 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em: www.novartis.com.

Referências

  1. Stevens B, Pezzullo L, Verdian L et al. The Economic Burden of Heart Diseases in Brazil. World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2016 Poster code: PS023
  2.  Schocken DD, Benjamin EJ, Fonarow GC, Krumholz HM, Levy D, Mensah GA, et al; American Heart Association Council on Epidemiology and Prevention; American Heart Association Council on Clinical Cardiology; American Heart Association Council on Cardiovascular Nursing; American Heart Association Council on High Blood Pressure Research; Quality of Care and Outcomes Research Interdisciplinary Working Group; Functional Genomics and Translational Biology Interdisciplinary Working Group. Prevention of heart failure: a scientific statement from the American Heart Association Councils on Epidemiology and Prevention, Clinical Cardiology, Cardiovascular Nursing, and High Blood Pressure Research; Quality of Care and Outcomes Research Interdisciplinary Working Group; and Functional Genomics and Translational Biology Interdisciplinary Working Group. Circulation. 2008;117(19):2544-65. Disponivel em http://www.scielo.br/pdf/ijcs/v30n3/pt_2359-4802-ijcs-30-03-0189.pdf. Acessado em 20/02/201
  3. Bocchi EA, Marcondes-Braga FG, Bacal F, Ferraz AS, Albuquerque D, Rodrigues Dde A, et al. [Updating of the Brazilian guideline for chronic heart failure – 2012]. Arq Bras Cardiol. 2012;98(1 Suppl. 1):1-33. Disponivel em http://www.scielo.br/pdf/ijcs/v30n3/pt_2359-4802-ijcs-30-03-0189.pdf. Acessado em 20/02/2019
  4. Lloyd-Jones et al. Heart disease and stroke statistics–2010 update: a report from the American Heart Association. Circulation. 2010;121:e46-21510.
  5. P. Mease, et al. Subcutaneous Secukinumab Inhibits Radiographic Progression in Psoriatic Arthritis: Primary Results from a Large Randomized, Controlled, Double-Blind Phase 3 Study. Presented as a late-breaker at the 2017 ACR/ARHP Annual Meeting. November 7, 2017.]
  6. Coates LC, Kavanaugh A, Mease PJ et al. Group for Research and Assessment of Psoriasis and Psoriatic Arthritis 2015 Treatment Recommendations for Psoriatic Arthritis. Arthritis Rheumatol. 2016 May;68(5):1060-71.
  7. Diário Oficial da União (DOU), de 24 de janeiro de 2018. Edição 18 – Seção 1, p123. Portaria Nº 3, de 24 de janeiro de 2018
  8. P. Mease, et al. Subcutaneous Secukinumab Inhibits Radiographic Progression in Psoriatic Arthritis: Primary Results from a Large Randomized, Controlled, Double-Blind Phase 3 Study. Presented as a late-breaker at the 2017 ACR/ARHP Annual Meeting. November 7, 2017.]

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores