quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Hospitais » Nova tecnologia vai possibilitar esterilização do ar contaminado em UTIs

Nova tecnologia vai possibilitar esterilização do ar contaminado em UTIs

Solução, desenvolvida em parceria com a EMBRAPII, vai oferecer maior segurança aos pacientes de Covid-19 e profissionais de saúde que atuam nos centros médicos

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) apoiou o desenvolvimento de um projeto capaz de esterilizar o ar de exaustão de ventiladores pulmonares utilizados por pacientes com Covid-19. A iniciativa é da startup Innovatus, de Campinas, no interior paulista, e contou com a atuação dos pesquisadores da Unidade EMBRAPII – Senai Cimatec, de Salvador, capital baiana.

Atualmente, os filtros existentes nos ventiladores pulmonares necessitam de ser trocados manualmente, o que pode gerar um risco de contágio aos profissionais que os manipulam. Além disso, a própria utilização constante do aparelho pode fazer com que este filtro perca eficiência ao longo do tempo. Com o desenvolvimento do equipamento nacional, será possível a limpeza deste ar de maneira automatizada evitando sua propagação.

Segundo Marcos Machado, diretor da Innovatus, o principal objetivo da nova tecnologia é aumentar a segurança nos Centros de Terapia Intensiva (CTIs) para ajudar a salvar vidas de pacientes infectados com a Covid-19 e outras doenças infecciosas protegendo os profissionais de saúde que os atendem.

Os testes realizados com o protótipo constataram a eficácia da esterilização do ar por micro-ondas em 100% das amostras. Posteriormente, a tecnologia poderá ser adaptada para utilização em outros ambientes, como transportes coletivos de passageiros, por exemplo.

Como funciona a tecnologia?

O processo de esterilização do equipamento ocorre quando o ar contaminado que vem dos respiradores pulmonares passa por uma câmara onde estão concentradas as micro-ondas. As ondas eletromagnéticas fazem com que o ambiente interno atinja temperaturas de 800 Graus Célsius. A combinação do calor com o tempo do ar dentro da câmara faz com que vírus e bactérias sejam eliminados. Outra vantagem da inovação é não utilizar partes móveis ou filtros, o que simplifica a operação, reduz custos e elimina riscos de contaminação, numa abordagem diferente das soluções atuais que utilizam filtros convencionais.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde (MS). A instituição garante com recursos não reembolsáveis parte do valor total do projeto da empresa que deseja inovar. Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição 64 Unidades EMBRAPII (distribuídas pelo país), centros de pesquisa de ponta credenciados na rede de inovação. Mais de 800 empresas já receberam este apoio totalizando o desenvolvimento de mais de 1.200 projetos com 1,7 bilhão em investimentos.

Somente no enfrentamento a Covid-19, são mais de 60 projetos apoiados pela instituição totalizando mais de R$ 40 milhões. Equipamentos médicos, softwares, aplicativos e novos materiais são algumas das soluções desenvolvidas. O apoio da EMBRAPII, além de financeiro, garante qualificação profissional e infraestrutura completa de pesquisa para acelerar etapas de desenvolvimento das novas tecnologias, medidas essenciais neste momento pandêmico.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores