terça-feira , 16 abril 2024
Capa » Notícias » Nova ferramenta online da Merck promove entendimento sobre a saúde do intestino e estimula a procura por ajuda especializada

Nova ferramenta online da Merck promove entendimento sobre a saúde do intestino e estimula a procura por ajuda especializada

Responder a 10 perguntas objetivas, que seguem acompanhadas de informações científicas, pode ser o primeiro passo em direção ao melhor cuidado da saúde intestinal

São Paulo, Brasil, março de 2021 – O diagnóstico correto e precoce do câncer colorretal é uma das principais estratégias contra a doença, podendo fazer toda a diferença no tratamento e prognóstico de um paciente. Entretanto, apenas 40% dos casos desse tipo de câncer são identificados em estágio inicial, pois, nesse início, a condição costuma ser assintomática[i]. Visando alertar sobre este cenário, a Merck, empresa líder em ciência e tecnologia, aproveita o mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal para lançar uma ferramenta online e gratuita que tem como objetivo ajudar a compreensão da própria saúde intestinal e estimular a busca por um médico especialista.

Os sintomas e sinais mais comuns do câncer colorretal, também conhecido como câncer do intestino grosso ou de cólon e reto, são: presença de sangue nas fezes; alteração do hábito intestinal, como diarreia ou prisão de ventre; dor ou desconforto abdominal; fraqueza e anemia; perda de peso sem causa aparente[ii]. Todavia, essa gama de sintomas também está presente em outros problemas de saúde como hemorroidas e infecções. Por isso, a investigação com um médico especialista é imprescindível para um diagnóstico correto2.

“É muito importante conhecer os próprios hábitos intestinais e estar atento a qualquer alteração na frequência ou na aparência da evacuação, principalmente se o indivíduo fizer parte dos grupos de risco da doença”, comenta dr. Luiz Magno, diretor médico da Merck. Os principais fatores de risco do câncer colorretal são idade igual ou superior a 50 anos; excesso de peso corporal; alimentação pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras; consumo excessivo de carnes processadas e carne vermelha; histórico familiar; tabagismo e consumo de bebidas alcóolicas3.

“Evitar hábitos prejudiciais à saúde e acompanhar a saúde intestinal podem diminuir as chances de desenvolver a doença. Ferramentas como a que lançamos não substitui a consulta médica, mas são um ótimo indicador de que talvez seja melhor procurar a opinião de um especialista, caso algum padrão relacionado a doenças intestinais, incluindo o câncer, seja identificado”, finaliza Magno.

Além de servir como um direcionador inicial sobre a saúde intestinal, a nova ferramenta online da Merck fornece, em poucos minutos, um relatório personalizado a partir das respostas selecionadas pelo internauta que pode contribuir para que ele tire suas dúvidas com o médico especialista. Esse lançamento dá continuidade à campanha Março em Cores, criada pela farmacêutica em 2017 para trazer atenção para o câncer colorretal, além de levar informação e empatia aos pacientes em tratamento.

Este ano, o mote da campanha é “Março em Cores, um mês para lembrar, todos os dias para prevenir” e tem o intuito de fazer com que as pessoas se lembrem da importância da prevenção, já que durante a pandemia, os diagnósticos desse tipo de câncer diminuíram em 50%4.

Além de ações com influenciadores e conteúdos para público leigo nas redes sociais, a campanha também contará com uma ativação presencial no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, do dia 25 a 27 de março, das 10h às 18h, em que a população poderá tirar uma foto e contribuir para a montagem de um painel com objetivo de aumentar a conscientização sobre o câncer colorretal.

Saiba mais em https://www.merckgroup.com/br-pt/expertise/oncology/colorectal-cancer.html.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores