sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Notícias » Nortec produzirá IFA para tratamento de Parkinson para a Farmanguinhos/Fiocruz

Nortec produzirá IFA para tratamento de Parkinson para a Farmanguinhos/Fiocruz

A Nortec Química, maior fabricante nacional de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), produzirá com exclusividade o IFA Dicloridrato de Pramipexol, indicado para o tratamento da Doença de Parkinson e para os sintomas da Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), para o Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos/Fiocruz.

O IFA Dicloridrato de Pramipexol é fruto de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) em que a farmacêutica multinacional Boehringer Ingelheim GmbH transferiu a tecnologia de fabricação do insumo farmacêutico ativo à Nortec e o medicamento para Farmanguinhos, considerado o maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde.

“Com a inclusão do IFA Nortec no registro do produto de Farmanguinhos, demonstra-se o importante papel das PDPs para ampliar o acesso de mais pacientes ao tratamento, fortalecendo também as indústrias farmacêuticas e farmoquímicas nacionais, diminui a dependência externa gerando emprego e renda.”, diz o vice-presidente da companhia, Marcus Soalheiro. O deferimento do registro foi oficializado por meio da RE No. 3.899 de 14.10.2021 e publicado no Diário Oficial da União de 18 de outubro.

Soalheiro destaca ainda os benefícios dessa parceria aos pacientes, uma vez que a doença já é considerada a segunda maior patologia neurodegenerativa progressiva mais frequente no mundo, perdendo apenas para o Alzheimer. “O pramipexol é um medicamento que oferece muitos benefícios ao paciente, pois restitui suas habilidades motoras tão necessárias para uma vida com mais qualidade”.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1% da população mundial acima de 65 anos tem o mal de Parkinson. No Brasil, a estimativa é de que a doença acometa mais de 200 mil pessoas.

Sobre a Nortec Química  

A Nortec Química é a maior fabricante de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da América Latina, investindo em Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação em seus processos. A Companhia é a única produtora de Benznidazol no mundo, IFA utilizado no tratamento da Doença de Chagas e é a maior produtora de Antirretrovirais do Ocidente. A relevância da Nortec Química no cenário mundial permanece com o aumento da capacidade produtiva e na atuação em P&D com o projeto de instalação da Primeira Planta para Drogas de Alta Potência, contribuindo com soluções tecnológicas para a melhoria do bem-estar, da vida e da saúde das pessoas. Atualmente, uma planta inteira da Nortec Química é dedicada à produção de Midazolam, sedativo utilizado no Kit intubação da Covid-19. A empresa foi fundada na década de 80 em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores