quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » Mulheres marcam presença nas reuniões da ASME BPE
Mulheres marcam presença nas reuniões da ASME BPE

Mulheres marcam presença nas reuniões da ASME BPE

Rodolfo Cosentino, com exclusividade para os portais de notícias 2A+ .

Durante a reunião da ASME BPE em janeiro de 2018 em Cape Coral (Flórida – EUA), um grupo de 12 mulheres que participam do BPE se reuniu para um jantar casual e decidiu iniciar um grupo que promoveria a participação das mulheres no Standard ASME BPE.

Desde então, o grupo cresceu para 24 participantes e realiza eventos em cada reunião da ASME BPE. Os eventos incluem atividades de networking e apresentações a todos os membros (homens e mulheres) relacionados à diversidade de gênero.

A missão destas mulheres é estabelecer um grupo de networking que incentive a participação de mulheres na ASME BPE, trazendo uma representação mais equilibrada no desenvolvimento de padrões que se aproxime da taxa real de emprego feminino no setor de bioprocessos. Os principais objetivos são:

– Aumentar a participação e a filiação de mulheres nos comitês da ASME BPE.

– Promover papéis de liderança para mulheres no setor de bioprocessamento.

Por que isso é necessário? De acordo com o relatório de diversidade de gênero MassBio e Liftstream (2016), cerca de 50% das vagas de ocupadas na entrada à indústria são preenchidas por mulheres. No entanto, as mulheres representam apenas 20% das equipes de liderança (C-suite) e apenas 10% dos conselhos. Um cenário semelhante ocorre no BPE, onde as mulheres representam apenas 5,7% dos votos.

O motivo pelo qual poucas mulheres estão envolvidas no BPE não é porque existem poucas mulheres no setor (como o relatório MassBio indica claramente). A falta de interesse ou ambição também não é a razão. Como o relatório também mostra, quando se trata de aspirações, homens e mulheres têm ambições semelhantes de servir no C-suite e no conselho da empresa. O mesmo pode ser dito sobre o desejo de participar do desenvolvimento de padrões, na esperança de se tornar contribuidoras importantes que podem influenciar e melhorar as práticas da indústria. O objetivo do grupo é ajudar a superar os obstáculos que possam impedir as mulheres de participar e se tornarem membros votantes no BPE, realizando ações como:

– Apadrinhar mulheres novas e existentes

– Incentivar os empregadores a apoiar a participação feminina nos comitês de padrões

– Incentivar as mulheres a se voluntariarem para papéis de liderança

– Valorizar a diversidade de gênero

As apresentações organizadas pela Iniciativa das mulheres foram abertas ao público. A Dra. Barbara Henon apresentou em San Diego, em maio de 2018, suas experiências no setor e como ex-vice-presidente da ASME BPE. Sua história foi uma revelação para os participantes masculinos que a conhecem e a respeitam há anos e não conheciam as dificuldades que ela experimentou no início de sua carreira com base em seu sexo. Na última reunião em Portland, Indu Conley apresentou um resumo das descobertas do relatório MassBio que educaram o público com os fatos relacionados à diversidade de gênero em nosso setor. Essas apresentações ajudam a trazer mais conscientização para homens e mulheres.

Alguns anos atrás, em uma das reuniões do Comitê de Padrões, havia apenas uma mulher sentada na ‘mesa grande’. Durante o intervalo, no banheiro (onde não havia filas, por ter apenas algumas mulheres presentes), uma convidada surpresa a procurou e a parabenizou por ser a ÚNICA mulher sentada na mesa com todos os homens. A realidade  que esse grupo de mulheres está tentando mudar é que ninguém deve se surpreender por ter uma ou duas mulheres (ou mais) sentadas na mesa do Comitê de Padrões, mas que as pessoas devem se surpreender por não haver mais mulheres sentadas ali, mesmo que isso significa que haverá uma fila no banheiro feminino!

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores