quarta-feira , 24 abril 2024
Capa » Notícias » Movimento lança campanha contra a extensão das patentes dos medicamentos

Movimento lança campanha contra a extensão das patentes dos medicamentos

Amparada em dados inéditos, campanha defende mudança na legislação para diminuir custos e diversificar opções de tratamentos à população

Em um dos momentos mais críticos da história da saúde pública brasileira, colapsada em função do grave cenário causado pela Covid-19, representantes da indústria e associações de pacientes lançam o Movimento Medicamento Acessível – iniciativa que busca dar fim à extensão das patentes destes produtos. Atualmente, a legislação possibilita que uma empresa seja responsável pela produção de medicamentos por mais de 20 anos, o que limita e encarece as opções de tratamento.

Os dados que sustentam a proposta serão apresentados em coletiva de imprensa on-line, na próxima sexta-feira, dia 26, às 10h30, e fazem parte do estudo inédito “Custo econômico das patentes beneficiadas pelo parágrafo único do artigo 40 da Lei de Propriedade Industrial” – realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Dada a urgência do tema, o assunto será apreciado no Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 7 de abril, quando será discutida a validade da norma que possibilita a extensão do monopólio na produção de medicamentos.

Participam da coletiva o pesquisador da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) Bruno Oliva; o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina (Abifina), Antonio Carlos da Costa Bezerra; o presidente-executivo Grupo FarmaBrasil, Reginaldo Arcuri; e o presidente da Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina (Apar SC), Humberto Floriano Mendes.

O Movimento é formado por grandes entidades representativas da indústria de medicamentos e associações de pacientes: Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale); Grupo Farma Brasil; Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina (Abifina); Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (Fenapar); Associação Brasileira de Transplantados (ABT); Associação Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (AMDII), e Instituto Contemple.

SERVIÇO – COLETIVA DE LANÇAMENTO DO MOVIMENTO “MEDICAMENTO ACESSÍVEL”

Data: 26 de março, sexta-feira

Horário: 10h30

Link: http://www.youtube.com/channel/UC6Ln-YslGjjYIxAVZ-a6cOQ

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores