sábado , 2 julho 2022
Capa » Notícias » Modelo híbrido inspira soluções criativas e seguras em farmacêutica

Modelo híbrido inspira soluções criativas e seguras em farmacêutica

Merz Aesthetics adota soluções criativas e seguras para iniciar a volta ao trabalho presencial a partir desta nova configuração

O modelo híbrido de trabalho passou a ser adotado por muitas empresas. A Merz Aesthetics Brasil, uma das maiores empresas de medicina estética do mundo, é uma delas. A opção por essa forma de trabalho vem de uma demanda do time que, apesar de estar confortável no home office sente falta do contato com os colegas, das interações, de momentos de descompressão e celebrações presenciais. Ou seja, a maioria ainda prefere voltar ao presencial de alguma maneira já que o escritório não tem mais ligação com resolver pendências, mas com a conexão entre as pessoas. Uma pesquisa realizada pelo Linkedin mostrou que 43% dos profissionais preferem o modelo híbrido de trabalho. Outros 27% preferem a jornada 100% presencial, enquanto 30% gostariam de fazer home office em tempo integral.

“A opção pelo modelo híbrido é pela segurança e também porque o trabalho em casa funcionou bem durante os dois últimos anos. Acreditamos que esta é a melhor opção no momento”, diz Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics. O encontro entre os colaboradores será importante, já que muitos ainda não se conhecem pessoalmente. Isso porque a Merz teve um crescimento de 79% no último ano e o número de contratações subiu 23%. “O mercado de beleza cresceu 28% no ano passado. Nosso desempenho foi extraordinário”, comemora Giovana.

“Com esse crescimento em mente e a ambição dos colaboradores em criarem maior conexão depois de quase 2 anos trabalhando a distância, o primeiro insight foi mudarmos para um local que pudesse ter mais áreas que favorecem essa troca e incentivam as equipes a se reunirem de novas maneiras e com mais impacto. precisamos criar um lugar de conexão, colaboração, vivência da cultura Merz Aesthetics e engajamento entre os times”, conta Giovana.

Com esse movimento veio ao encontro a necessidade de se reforçar ainda mais as medidas de segurança por conta do avanço da variante ômicron. “Iniciamos com os colaboradores voltando uma vez por semana somente. Aos poucos passamos para duas semanas e, depois, serão três vezes por semana. A escolha de quem vem ou fica em casa é por conta do colaborador. A Merz desenvolveu um aplicativo no qual é possível agendar o dia de ir para o escritório. Assim não há perigo de as salas encherem demais”, diz Tatiana Reis, Gerente Sr de Recursos Humanos da empresa no Brasil.

Além disso, os funcionários podem optar por usar uma pulseira que indica o nível de aproximação que desejam ter. Verde, está mais aberto a conversas e contato. Amarelo, meio termo. E vermelho, prefere manter distância. Isso possibilitou que os colaboradores fossem respeitados em relação às suas preferências. Quanto à vacinação, a empresa só aceita que o colaborador volte ao escritório após ter tomado ao menos duas doses. “E quando há necessidade de tirar a máscara para algum evento, como uma sessão de fotos, por exemplo, realizamos testes em todos os envolvidos”, afirma Tatiana.

Apoio durante a quarentena

Importante lembrar que a Merz Aesthetics adotou várias medidas para apoiar os colaboradores durante o período mais crítico da pandemia. A empresa investiu na saúde mental e no bem-estar dos colaboradores. Disponibilizou aulas on-line de ioga e atendimento psicológico para quem desejasse e vídeos semanais para acalmar a angústia daquele momento, falando sobre negócios, evolução do mercado e muita transparência em todas as comunicações.

Sobre Giovana Pacini

Giovana Pacini é Country Manager da Merz Aesthetics Brasil desde de 2020. Começou como Diretora de Marketing em 2016, depois assumiu a direção de Marketing da América Latina. Giovana atua na indústria farmacêutica desde 2009 e tem passagens por gigantes do mercado como a Eurofarma, Neoquimica e Galderma. À frente da operação da Merz Aesthetics no Brasil, Giovana teve papel de destaque na companhia durante a pandemia e recebeu certificação e recertificação do Great Place to Work® Brasil durante sua gestão. Giovana destaca como sua principal característica de líder estimular o alto nível de comprometimento de todos os colaboradores.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores