sábado , 20 abril 2024
Capa » Notícias » Médicos voltam a discutir remédios biossimilares este mês em Brasília

Médicos voltam a discutir remédios biossimilares este mês em Brasília

Brasília vai sediar, nos dias 26, 27 e 28 desse mês, o 7º Fórum Latino-americano e o 8º brasileiro de biossimilares (Flab). As inscrições estarão abertas até o próximo dia 10. Em anos anteriores o Flab registrou a presença de mais de 500 profissionais de saúde em cada encontro, discutindo a comercialização de novos fármacos biossimilares, e também as questões regulatórias, científicas, mercadológicas e educacionais.

Os biossimilares são cópias autorizadas (desenvolvidas após a expiração das patentes) dos medicamentos biológicos, que são produzidos a partir de células vivas. Porém, não podem ser considerados genéricos.

“A biotecnologia é uma ferramenta inovadora da indústria farmacêutica para tratamento de doenças como câncer, diabetes, artrite reumatoide, hepatites, psoríase, escleroses múltiplas, entre outras, mas tem sido alvo de muitas discussões. Em todo o mundo o assunto vem sendo tema de debates há cerca de 10 anos, com ênfase nos medicamentos biossimilares, ainda pouco conhecidos entre a população”, explica o reumatologista Dr Valderilio de Azevedo, professor da Universidade Federal do Paraná, que é também um dos organizadores do evento.

Uma das principais preocupações dos médicos, segundo ele, é ir além da além qualidade dos produtos. “Nos preocupamos também com a intercambialidade dos biossimilares com os produtos de referência, ou seja o que pode acontecer com um paciente que ora usa o produto de referência e ora usa o biossimilar no mesmo tratamento ou vice-versa”, acrescenta Valderilio.

O encontro de Brasília vai reunir 19 palestrantes brasileiros: Cintia Sternberg, Daniela Cerqueira, Elezer Lemes, Fabio Teixeira, Hellen de Carvalho, Luiz Piva Jr, Mauro Scharf Pinto, Oderi Ramos Jr., Priscila Torres, Rosiane Rocha Egg, Sergio Kowalski, Valdair Pinto, Manoel Carlos, de Rio preto-SP; Gilcemara Pileggi, da Sociedade Brasileira de Reumato-pediatria, o gastroenterologista Odery Ramos, e o Dr Valderilio de Azevedo.

E mais 11 palestrantes internacionais: Cristian Flórez, da Colombia; Eduardo Mysler, do Uruguai; Freddy Faccin Lazo, da Venezuela; Gilberto Castanheda, do México; Ingrid Schwarzenberguer, do Canadá; João Gonçalves, de Portugal; Melanie Royce, dos EUA; Oliver Rocero, da Hungria; Pablo Matar, da Argentina; Robert Moots, do reino Unido e Thomas Feliz, dos EUA.

No dia 26 acontecerá também um curso pré-forum, sobre biossimilares para leigos e jornalistas, com palestrantes internacionais. No site e no blog do Conteúdo Médico tem a programação completa e onde se inscrever.

Serviço

Assunto: 7º Latino-americano e o 8º fórum brasileiro de biossimilares (Flab)

Local: Centro de Eventos e Convenções de Brasília

Dias: 27 e 28 de junho

Outras informações no site: www.biossimilares.com.br

Contato para entrevistas: Dr. Valderilio Azevedo (41) 9 9985-3427

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores