quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » Médico desmistifica estigmas relacionados aos medicamentos biossimilares

Médico desmistifica estigmas relacionados aos medicamentos biossimilares

Biossimilares são versões de medicamentos biológicos já disponíveis no mercado, produzidos por meio de um complexo e rigoroso processo que envolve organismos vivos.

Essa classe de remédios começou a ser usada na década de 1980 com a chegada da insulina – que mudou a vida das pessoas com diabetes – e, desde então, a indústria farmacêutica têm desenvolvido medicações para tratar diversas patologias, como doenças inflamatórias intestinais, dermatológicas, reumatológicas e até alguns tipos de cânceres, criando novas perspectivas de tratamentos e proporcionando melhora da qualidade de vida ao paciente.

Mas afinal, biossimilares são genéricos? São confiáveis?
Para acabar de vez com as dúvidas e reduzir os estigmas acerca dessa classe de medicamentos, o Dr. Tiago Almeida, Diretor Associado de Assuntos Médicos da Organon, empresa global de saúde da mulher, lista os principais mitos relacionados ao tema.

1. “Biossimilares são medicamentos genéricos”
“Não são. Os genéricos são cópias idênticas de medicamentos de referências, sua molécula deve ser exatamente igual. Já os biossimilares são produtos estruturalmente muito mais complexos, as moléculas são muito maiores que as dos genéricos. São produtos biológicos produzidos a partir de organismos / células vivas, como por exemplo bactérias. Um produto biossimilar pode conter diferenças quando comparado ao seu produto referência, chamado Originador. Entretanto, deve garantir a mesma segurança e eficácia, sendo capaz de estimular respostas biológicas no organismo”, explica o médico.

2. “Biossimilares são tão seguros ou efetivos como os medicamentos de referência?”
“Sim, eles são tão seguros e efetivos quanto o produto biológico que é considerado sua referência (originador) e são desenvolvidos para funcionarem no corpo da mesma maneira. Antes de chegarem ao mercado, os Biossimilares passam por rigorosos testes e estudos para que não haja diferenças clínicas significativas relacionadas à segurança ou eficácia.
É importante ressaltar que essas medicações também passam por aprovações e são monitoradas pelas agências regulatórias dos países onde são utilizados” ,esclarece Tiago.

3. “Qual a vantagem dos biossimilares nos custos para o sistema de saúde”
“O alto custo dos produtos biológicos encarece os tratamentos no sistema de saúde. Os biossimilares, em geral, possuem preços competitivos quando comparados aos medicamentos originadores e ajudam a reduzir as despesas do tratamento. Consequentemente, aumentam o acesso à terapias com medicações biológicas e a possibilidade de cada vez mais pessoas se beneficiarem desses produtos”, conclui o médico.

Sobre Organon
Organon é uma empresa global de saúde formada por meio de um spinoff da MSD para se concentrar na melhoria da saúde das mulheres ao longo de suas vidas. A companhia possui um portfólio de mais de 60 medicamentos e produtos em uma variedade de áreas terapêuticas.

Liderados pelo portfólio de saúde reprodutiva, juntamente com o negócio de biossimilares – em expansão – e a franquia estável de medicamentos estabelecidos, os produtos da Organon têm performance robusta e consolidada que suportará investimentos futuros em oportunidades de crescimento nas linhas de saúde da mulher, incluindo o desenvolvimento de negócios, como a recentemente aquisição da Alydia Health, uma empresa de dispositivos médicos focado na hemorragia pós-parto.

Além disso, a Organon está buscando oportunidades para colaborar com inovadores biofarmacêuticos que buscam comercializar seus produtos, alavancando sua escala e presença em mercados internacionais de rápido crescimento.

A Organon tem presença global com escala e alcance geográfico significativos, recursos comerciais e aproximadamente 9.000 funcionários com sede em Jersey City, New Jersey.
Para obter mais informações, visite www.organon.com/brazil e conecte-se conosco no LinkedIn.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores