quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Medicina » Medicina Personalizada é aposta no combate ao câncer

Medicina Personalizada é aposta no combate ao câncer

Grupo Pardini investe em testes genéticos para identificar risco de tumores e tratamentos mais adequados.

No Dia Mundial de Combate ao Câncer chamam a atenção os testes genéticos, já disponíveis em todo o território nacional, que se popularizam e ganham o mundo. Os resultados assessoram médicos na escolha do tratamento mais adequado e, consequentemente, beneficiam pacientes oncológicos com mais agilidade e eficácia em cada fase.

No Brasil, pioneiramente, o Grupo Pardini enxergou a necessidade de ampliar o acesso à essa medicina de ponta. Nos últimos anos, investiu cerca de R$ 150 milhões na aquisição de empresas de referência no mercado para compor uma linha de cuidados que cobre a prevenção, o diagnóstico, o suporte ao tratamento e ao pós-tratamento. Essa cadeia melhora a jornada do paciente, que não precisa visitar diversos serviços, e acelera os resultados. O tempo de espera pelos resultados dos testes genéticos para câncer de mama, por exemplo, diminui consideravelmente.

Indicados para pessoas com perfil de risco, esses exames e a investigação do histórico do indivíduo e de sua família aumentam a velocidade e a precisão do diagnóstico, além da força do combate à doença. A partir dessas informações sobre a propensão ao câncer, as equipes médicas conseguem intervir para reduzir o risco, prevenir ou detectar tumores ainda em fase muito inicial, antes mesmo de surgir alguma manifestação no corpo do paciente. “É o cuidado certo, para a pessoa certa, no momento certo”, resume o médico Armando Fonseca, diretor Médico-Científico da Medicina Personalizada do Grupo Pardini.

Cientes das vantagens de empregar os recursos da medicina personalizada no enfrentamento do câncer, diversas operadoras oferecem e buscam ampliar a cobertura em oncogenética para mutações associadas aos tumores de mama, de próstata, de ovário e câncer colorretal e uroteliais. “O resultado desses testes guia os médicos na escolha da terapia que dará melhor efeito”, explica Armando.

Exemplo

O caso mais famoso que ilustra essa abordagem é o da atriz norte-americana Angelina Jolie, que passou por uma cirurgia para retirada das mamas por ter uma predisposição genética a desenvolver câncer nesses órgãos. A abordagem personalizada no combate ao câncer permite identificar mutações adquiridas ao longo da vida ou herdadas dos genitores. Os testes genéticos identificam essas alterações e orientam a escolha do tratamento mais eficaz, seja quimioterapia, imunoterapia ou terapia droga-alvo.

Sobre o Grupo Pardini

O Grupo Pardini está entre as maiores empresas de Medicina Diagnóstica do país, com faturamento superior a R$ 1,2 bilhão, em 2017. Conta com quatro unidades de negócios: Laboratório de Referência (Lab-to-Lab); Medicina Personalizada; Toxicologia; e Unidades de Atendimento ao Paciente (Pacient Service Center – PSC), que processaram mais de 80 milhões de exames em 2017. No Lab-to-Lab, a companhia ocupa liderança nacional na prestação de serviços de Apoio Laboratorial, com o atendimento a mais de 5,7 mil laboratórios em todo o país. No PSC, são 124 unidades próprias nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. O Grupo foi pioneiro no Brasil na montagem de um parque automatizado, em grandes proporções, há nove anos.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores