quarta-feira , 24 abril 2024
Capa » Medicina » Aprovado novo tratamento para doença rara pulmonar

Aprovado novo tratamento para doença rara pulmonar

Medicamento é o primeiro para condição crônica e progressiva e mostrou 57% de redução no avanço da doença pulmonar.

São Paulo, maio de 2020 – Pacientes com doenças pulmonares têm um novo tratamento disponível nos Estados Unidos. O medicamento nintedanibe, da farmacêutica Boehringer Ingelheim, recebeu aprovação da agência regulatória dos Estados Unidos para doenças pulmonares intersticiais (DPIs) fibrosantes com fenótipo progressivo, uma condição crônica, na qual a fibrose pulmonar continua a piorar. É a primeira terapia para esse tipo da doença, que atinge de 18% a 32% dos pacientes com DPI¹.

“Essa aprovação fornece uma opção terapêutica para muitos pacientes que não tinham um tratamento aprovado até hoje”, esclarece Dr. Kevin Flaherty, investigador principal do estudo que embasou a liberação do medicamento. As DPIs pertencem ao grupo de doenças raras. Abrangem mais de 200 distúrbios que podem levar a uma cicatrização irreversível do tecido do pulmão, que afeta negativamente a função do órgão, comprometendo a capacidade respiratória² ³. “Os sintomas confundem-se com os de outras condições pulmonares, o que pode atrasar o diagnóstico e retardar o início do tratamento, fundamental para a preservação da capacidade pulmonar”, alerta Thais Melo, diretora médica da Boehringer Ingelheim Brasil.

Nintedanibe é um inibidor de tirosina quinase multi-direcionado que atua inibindo a proliferação, a migração e a transformação de células envolvidas no desenvolvimento da fibrose pulmonar e, dessa forma, tratando e diminuindo a progressão da DPI com fenótipo fibrótico progressivo. Atualmente, também está aprovado no Brasil para o tratamento da fibrose pulmonar idiopática e para pacientes com DPI associada à esclerose sistêmica 5.

“A aprovação representa um grande avanço na pesquisa de DPI e é um marco importante, pois ocorre apenas seis meses após a liberação do medicamento para diminuir a taxa de declínio da função pulmonar em pacientes com esclerose sistêmica”, comemora Thomas Seck, vice-presidente sênior da Medicina e Assuntos Regulatórios da Boehringer Ingelheim. A aprovação foi baseada no estudo INBUILD4, o primeiro de fase III no campo das DPIs que agrupou pacientes com base no comportamento clínico de doença, em vez do diagnóstico clínico primário. Um total de 663 pessoas de 15 países foram avaliados. Os resultados mostraram que nintedanibe diminuiu a perda de função pulmonar em 57% em relação ao placebo.

Sobre OFEV

OFEV (nintedanibe) já está aprovado no Brasil para o tratamento de pacientes com fibrose pulmonar idiopática. Em dezembro de 2019, teve sua indicação ampliada no país como a primeira e única terapia para diminuir a taxa de declínio da função pulmonar em pacientes com doença pulmonar intersticial associada à esclerose sistêmica¹.

Sobre Boehringer Ingelheim

Melhorar a saúde de humanos e animais é o objetivo da Boehringer Ingelheim. A empresa concentra-se no desenvolvimento de terapias inovadoras que podem prolongar a vida dos pacientes. Em saúde animal, a Boehringer Ingelheim representa prevenção avançada.

De propriedade familiar desde que foi fundada em 1885, a Boehringer Ingelheim é uma das 20 maiores empresas do setor farmacêutico. Cerca de 50.000 funcionários criam valor por meio da inovação diariamente para as três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2018, a Boehringer Ingelheim obteve vendas líquidas de cerca de 17,5 bilhões de euros. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento corresponderam a 18% das vendas líquidas, cerca de 3,2 bilhões de euros. A Boehringer Ingelheim se concentra no sucesso a longo prazo, visando o crescimento orgânico por meio de recursos próprios, com abertura para parcerias e alianças estratégicas em pesquisa e inovação. Respeito, oportunidades iguais e o equilíbrio entre carreira e vida familiar formam a base de gestão da Boehringer Ingelheim, que busca a proteção e a sustentabilidade ambiental em tudo o que faz.

No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui escritórios em São Paulo e Campinas, e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. Há mais de 60 anos no país, a companhia estabelece parcerias com instituições locais e internacionais que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população. A empresa recebeu, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do mundo por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.br e www.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil.

¹ Wijsenbeek M, et al. Non-I PF progressive fibrosing interstitial lung diseases: the patient journey. Poster presented at the American Thoracic Society International Conference, San Diego, CA, USA, 18-23 May 201.
² British Lung Foundation. What is pulmonary fibrosis? Available at: https://www.blf.orq.uk/support-for-you/pulmonary-fibrosis/what-is-pulmonary-fibrosis [Accessed September 2019].
³ Cottin V, Hirani NA, Hotchkin DL, et al. Presentation, diagnosis and clinical course of the spectrum of progressive-fibrosing interstitial lung diseases. Eur Respir Rev 2018;27(150):pii:180076.
4 Flaherty K, et al. Nintedanib in Progressive Fibrosing Interstitial Lung Diseases N Eng J Med. Published 29 September, 2019. NEJM.org. DOI: 10.1056/NEJMoa1908681.
5 Bula prolissional de Ofev® (esilato de nintedanibe). Versão aprovada pela ANVISA em 17Dez2019

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores