quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Boas Práticas » Medicamento criado por Inteligência Artificial será testado em humanos pela primeira vez
Medicamento criado por Inteligência Artificial será testado em humanos pela primeira vez
Designed by starline / Freepik

Medicamento criado por Inteligência Artificial será testado em humanos pela primeira vez

A molécula DSP-1181 será usada no tratamento de transtornos obsessivo-compulsivos (TOC).

Pela primeira vez, uma molécula medicinal feita por uma Inteligência Artificial será testada em humanos. A criação chamada de DSP-1181 será usada de maneira experimental no tratamento de pacientes com transtornos obsessivo-compulsivos (TOC).

Esse remédio foi criado pela start-up britânica Exscientia em parceria com a Sumitomo Dainippon Pharma, companhia farmacêutica japonesa. As empresas usaram algoritmos que vasculharam possíveis compostos e os compararam com um enorme banco de dados de parâmetros.

Esse é um acontecimento que podemos considerar bastante importante na história do Aprendizado de Máquina na medicina, pois o desenvolvimento de medicamentos leva cerca de cinco anos até ele chegar na etapa de testes. Esse mesmo processo para a Inteligência Artificial levou apenas um ano.

“Vimos a IA diagnosticando pacientes e analisando dados e exames, mas esse é um uso direto dela na criação de um novo medicamento” , disse Andrew Hopkins, chefe executivo da Exscienta.

A DSP-1181 entrará na primeira fase de testes no Japão e, se forem bem-sucedidos, o medicamento passará por mais testes globais. Em paralelo, outros remédios em potencial  para o tratamento de câncer e doenças cardiovasculares já estão em processo de desenvolvimento.

“São necessárias bilhões de decisões para encontrar as moléculas certas e é uma decisão enorme projetar uma droga com precisão,[…]. Este ano foi o primeiro a ter um remédio projetada por Inteligência Artificial, mas até o final da década todos novos medicamentos poderiam ser criados por ela”, afirmou Hopkins.

A expectativa é ter outra molécula pronta para testes clínicos até o final deste ano.

Fonte: Mundo Conectado

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores