quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Farmácias e Medicamentos » Mais de mil farmácias promovem campanha de combate ao diabetes

Mais de mil farmácias promovem campanha de combate ao diabetes

Mais de mil farmácias de todo o país oferecerão, entre os dias 26 e 30 de novembro, avaliações gratuitas para identificar e alertar a população sobre o risco do diabetes. O tema em alusão ao Dia Mundial do Combate ao Diabetes, celebrada no último dia 14, marca a nona edição das Campanhas de Saúde 2018, encabeçadas pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

A ação da entidade está alinhada com a campanha RASTREAMENTO DE CASOS SUSPEITOS DE DIABETES MELLITUS: NOVEMBRO DIABETES AZUL 2018, promovida pelo Conselho Federal de Farmácia em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes, que se estenderá até 30 de novembro.

De acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8% entre 2006 e 2016. Atualmente, atinge 8,9% da população. “A cada ano, 130 mil óbitos são registrados em decorrência desse mal”, ressalta Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.

Nos estabelecimentos participantes, os farmacêuticos irão aplicar o teste de glicemia capilar utilizando o glicosímetro (aparelho portátil que mede glicose na corrente sanguínea em segundos). Além disso, determinarão o peso, altura, IMC, medida da circunferência abdominal e realizarão um pequeno questionário. Dependendo dos resultados, os pacientes serão orientados a procurar um médico.

Em 2017, a Abrafarma promoveu nove campanhas temáticas que resultaram em 126.289 atendimentos, dos quais 50.140 (40%) corresponderam à hipertensão. Encabeçam a lista de preocupações dos brasileiros o diabetes e o colesterol, que geraram 23.266 (18%) e 14.186 (11%) atendimentos, respectivamente. As ações mobilizaram cerca de 2 mil farmacêuticos.

Sobre a Abrafarma

Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 23 maiores redes de farmácias do país, que contam com mais de 7,2 mil lojas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. As redes associadas representam 45% das vendas de medicamentos no País, tendo realizado mais de 885 milhões de atendimentos em 2017, com vendas totais de R$ 44,4 bilhões. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores