sexta-feira , 1 julho 2022
Capa » Hospitais » Legislação prevê uso de desumidificador em hospitais

Legislação prevê uso de desumidificador em hospitais

Além de evitar a proliferação de microrganismos, o controle de umidade nos hospitais garante a integridade dos equipamentos.

Para uma atuação responsável, os hospitais precisam seguir normas e boas práticas que abordam uma série de assuntos, inclusive os níveis de umidade. Seja para garantir o conforto dos pacientes ou assegurar o bom desempenho dos equipamentos, é importante estar atento a soluções que ajudem no cumprimento dessas regras.

umidade em excesso é um problema dentro dos hospitais, pois pode agravar o quadro de saúde de pacientes e afetar até mesmo funcionários. Isso porque, ela favorece a proliferação de fungos, responsáveis pela geração de mofo e bolor, e de ácaros, que pioram as crises alérgicas principalmente dos já acometidos por doenças respiratórias como rinitesinusitebronquite e pneumonia.
Para se ter uma noção dos riscos, segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), entre 5% e 15% dos pacientes internados em hospitais chegam a contrair infecções, cujas chances aumentam com a proliferação de microrganismos no ambiente. As complicações podem ser ainda maiores nos grupos de risco, como idosos, diabéticos, transplantados, pessoas com câncer, recém-operados e bebês.

Outro problema da alta umidade relativa do ar são os danos dos equipamentos utilizados nas salas de exames, ou mesmo para administração de remédios e demais tratamentos. Além de interferir na precisão do resultado, os gastos com manutenção podem ser muito mais recorrentes.

O controle de umidade em ambientes hospitalares é essencial desde as salas de atendimento imediato até as de armazenagem de medicamentos. No que se refere à legislação, a NBR nº: 7256/2005 da ABNT dispõe sobre os requisitos para tratamento de ar em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS). A norma estabelece os níveis de umidade em hospitais, de acordo com cada seção.

Há também a NBR ISO 14.644:2009, que trata das salas limpas e ambientes controlados associados, e a RDC n° 304, que prevê Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos.

Para manter a conformidade com a legislação, o uso de desumidificadores de ar pode ajudar. O Desidrat é a solução da Thermomatic para retirar o excesso de umidade do ar, preservando equipamentos e evitando a proliferação de microrganismos.

A média de umidade relativa do ar exigida pelas legislações varia de 40% a 60%, valores que são possíveis de regular diretamente no equipamento. Além de manter o devido controle de umidade, o Desidrat remove as partículas em suspensão no ar, garantindo um ar mais puro.

O Hospital Serrano, localizado em Nova Friburgo, é um dos que aderiu à solução da Thermomatic. Para suas instalações foram adquiridos dois equipamentos: o Desidrat Plus 1000 e o Desidrat Plus 5000. Ao eliminar o excesso de umidade do ambiente, além de estar em conformidade com os órgãos competentes, o hospital ainda garantiu a qualidade e a segurança no atendimento aos pacientes no centro cirúrgico.

Cada ambiente exige um modelo de desumidificador diferente, já que cada um tem suas particularidades. Para saber mais sobre as soluções em desumidificação para hospital, visite o estande da Thermomatic na feira Hospitalar, o maior evento do setor de saúde que ocorre até o dia 20 de maio, no São Paulo Expo.

Serviço27ª HospitalarQuando: De 17 a 20 de maio, das 11h às 20hLocal: São Paulo Expo – SPEndereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água FundaEstande: H101

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores