quarta-feira , 24 abril 2024
Capa » Notícias » Laboratório farmacêutico e dermocosmético mantém ações de sustentabilidade

Laboratório farmacêutico e dermocosmético mantém ações de sustentabilidade

Expanscience, laboratório francês detentor da Mustela®, conquistou dois selos em 2020 por reforçar o seu comprometimento com a preservação ambiental

São Paulo, junho de 2021 – A pandemia alterou a vida das pessoas, levando para dentro de casa o trabalho e a escola, deixando as relações mais intensas e complicadas para a grande maioria da população mundial. E esta mudança no estilo de vida fez o meio ambiente também sofrer e muito, pois nestes mais de 365 dias de reclusão humana, as florestas e toda a sua cadeia sustentável do Brasil, sentiram o aumento do desmatamento e a diminuição severa da biodiversidade.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que houve um aumento de 34,5% nos alertas de desmatamento, em relação ao mesmo período do ano anterior. Em julho de 2020, foi registrado 1.654 km² desmatados.

Queimadas, contaminação industrial de mares e rios, desaparecimento de corais. Um dos maiores impasses que nos distancia da preservação ambiental é a poluição do ar, principalmente em grandes cidades, onde há maior circulação de carros e quantidades de fábricas.

Todos têm responsabilidade de cuidar do meio ambiente, seja pelos cidadãos, com atitudes simples como recusar o uso de descartáveis, seja empresas, que podem e devem criar estratégias para minimizar os impactos ambientais provocados pelo seu negócio.

Algumas companhias conscientizaram-se e fazem diariamente ações para manter o planeta em equilíbrio. Um bom exemplo de comprometimento com a sustentabilidade é a Expanscience, laboratório farmacêutico francês detentor da Mustela®, primeira marca dermo-bebê do Brasil, presente no País desde 2013.

Em 2020, Mustela Brasil recebeu o selo Amigo do Clima, uma nova certificação concedida devido à compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) utilizadas no deslocamento de suas frotas realizados em 2019. “No último ano, foram compensadas 60 toneladas de CO2 por meio do cancelamento voluntário de créditos de carbono, nos permitindo compensar as emissões de gases que provocam o efeito estufa. Assim, nos mantemos firmes com o compromisso Net Zero”, comenta Wellington Santos, Diretor Geral Brasil & LATAM do Laboratório Expanscience.

Em 2018, a marca recebeu a certificação B Corp por associar a sustentabilidade e responsabilidade social em suas práticas de crescimento econômico. E, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 2019 (COP-25) em Madrid, a Expansciente detentora da marca Mustela® e outras 500 empresas certificadas do Sistema B, se comprometeram a zerar a emissão de gás carbônico até 2030, ação chamada Net Zero.

Outra certificação conquistada pela Expanscience  foi  o selo CSR – Responsabilidade Socio Corporativa em português – certificado pela AFAQ, que se baseia nos princípios de responsabilidade social, governança, comunicação, recursos humanos, condições de trabalho e relações internas, produção sustentável, padrões de consumo e respeito ao consumidor. A chancela, anteriormente entregue em 2013 e 2016, certifica a companhia pela terceira vez com a mais alta classificação de responsabilidade social. A Expanscience foi a primeiro laboratório farmacêutico na França a ser reconhecido com conduta exemplar.

Há mais de 70 anos, Mustela®, seus profissionais e um renomado time de cientistas do laboratório Expanscience e do mundo realizam programas de pesquisa em dermatologia para melhor entender a pele de bebês, crianças, gestantes e novas mamães, tal como suas necessidades específicas. Durante este processo, criaram seu modelo de epiderme infantil patenteado chamado de Stelaskin®, para validar a tolerância das fórmulas de seus produtos que passam por mais de 450 medições e testes antes de chegar às prateleiras. Graças a essa inovação, conseguimos estudar diferentes tipos de pele com mais profundidade, entender melhor o impacto de tensões específicas da pele e avaliar e testar todos os nossos produtos nesses modelos de pele reconstituída, sem recorrer a testes em animais, garantindo máxima segurança e cuidado.

Com 40 anos de experiência em matéria-prima de origem vegetal, a Expanscience desenvolve ingredientes ativos cosméticos inovadores. Óleos, pós e manteigas são submetidos a rigorosos testes biológicos e clínicos, com registros de patentes e publicações científicas, a fim de garantir alta tolerância e eficácia comprovada.
O laboratório usa tecnologias que respeitam as pessoas e nosso meio ambiente, incluindo: destilação molecular, um processo verde para separar e concentrar as substâncias mais valiosas dos óleos, e biotecnologias, como a engenharia enzimática, um método alternativo a certas substâncias químicas.

Todas as plantas que permitem à marca o desenvolver e obter os princípios ativos, como abacate ou schizandra, estão em linha com a política de Responsabilidade Sócio Empresarial. Estão sob o controle da UETB (União pelo BioComércio Ético) e atendem aos critérios desta organização que incentiva práticas que respeitam as pessoas e o planeta. Ingredientes naturais provenientes da agricultura orgânica e responsável, economia circular e upcycling, para cuidar de toda cadeia produtiva, evitar o desperdício e reaproveitar insumos que seriam descartados pela indústria alimentar para compor as fórmulas dos produtos Mustela.

A fábrica da marca Mustela® está localizada na França, em Épernon. A planta conta com certificação ISO 140001 e funciona com energia renovável há mais de dois anos. Além disso, desde 2010, as embalagens de Mustela® foram revisadas e formuladas de maneira a reduzir os materiais utilizados em sua fabricação, deixando somente o necessário, e tornando-as 100% recicláveis.

As certificações – Amigo do Clima, B Corp, UEBT e CSR – são resultados do trabalho inovador da Expanscience em oferecer dermocosméticos concebidos por um modelo de extração sustentável e ético dos ativos naturais, que respeitam o meio ambiente, a biodiversidade e as comunidades locais.

Sobre a Expanscience

Com sede em Paris, na França, a Expanscience, laboratório farmacêutico e dermocosmético independente, há mais de 70 anos desenvolve e fabrica produtos inovadores na assistência à artrose e saúde da pele. Presente em mais de 101 países e 16 filiais, a empresa iniciou sua operação no Brasil em 2013 com a comercialização da linha de produtos da Mustela®, primeira marca Dermo-Bebê do País. O impacto positivo da Expanscience na sociedade e no ambiente é reconhecido pela certificação internacional B Corp, recebida por associar sustentabilidade e responsabilidade social em suas práticas de crescimento econômico.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores