sexta-feira , 1 julho 2022
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Investir na fidelização de clientes pode ser saída para as empresas na crise

A mistura de juros altos, aumento de tarifas e inflação crescente está minando cada vez mais o poder de compra do brasileiro. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no varejo sofreram quedas significativas nos meses do primeiro semestre deste ano, revelando que os consumidores já começaram a refazer as suas contas.

De acordo com Franz Schoenborn, sócio-diretor da LetsFamily, empresa de marketing direto que integra o grupo alemão Present-Service, a melhor saída para as empresas nessa época, independentemente de seu porte ou segmento, é a fidelização do cliente. “As empresas que investem nessa ferramenta de marketing, oferecendo integração entre mídia on e off-line, garantem não apenas a divulgação da sua marca, como também atraem novos compradores”, destaca. Estima-se que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo, sendo que eles podem responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa, segundo dados da Endeavor.

Nos últimos oito anos, a LetsFamily (www.letsfamily.com.br), tem realizado diversas ações no país com foco na entrega de kits em maternidades e hospitais. A mais recente delas, em março, promoveu a entrega de amostras de Bepantol® Mamy em kits específicos para mulheres grávidas. “Reunimos uma lista de médicos, hospitais e laboratórios, para formar uma rede de parceiros realmente abrangente, objetivando aproximar ainda mais a marca de suas potenciais consumidoras”, revela Schoenborn. “Fazemos isso durante o ano todo, sempre focando nas melhores oportunidades para cada marca, inserindo-as nos kits que distribuímos, ou, como na ação citada, criando algo exclusivo para o produto em questão”, diz.

A regra de ouro na hora de fidelizar clientes é focar no público buscado e manter sempre contato com ele. Somente direcionando as ações da empresa para as pessoas certas é que se consegue garantir um atendimento de qualidade. Por isso, investir em ações de relacionamento, como newsletters exclusivas, cupons de desconto e lançamentos de produtos em primeira mão, podem facilmente transformar esses clientes em consumidores fiéis.

Vale lembrar também que toda ação voltada para a fidelização de clientes deve ser monitorada, pois permite a otimização de cada estratégia e informações relevantes sobre o público-alvo, além de suas preferências de abordagem e necessidades.

 

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